Powerbanks para ter energia sempre à mão

Para quem vai utilizar a powerbank de forma diária, é importante considerar o tamanho e o peso da mesma (Foto: Pexels)

E que tal começar o ano com uma carga extra? As baterias portáteis são úteis em saídas prolongadas ou em caso de emergência. Antes de comprar, há dicas a seguir.

Estar no trabalho e ficar sem bateria. Ter de poupar visitas a redes sociais para ter carga até ao final do dia. Querer fazer uma chamada e perceber que o telemóvel está desligado. Já muitos passaram por situações em que uma carga extra para o dispositivo móvel teria sido uma grande ajuda. Depois disso, muitos decidem comprar uma bateria portátil, mas há diversas variáveis a ponderar antes de o fazer.

É preciso prestar atenção à capacidade, às entradas e ao peso, para garantir que a escolha é a mais acertada para as necessidades de cada um. O primeiro aspeto a ter em conta é a capacidade de carga do aparelho: os miliamperes-hora (mAh).

É através desta característica que percebemos quantas cargas a bateria portátil consegue fornecer, dependendo do dispositivo que utilizamos. Um exemplo: para um smartphone com uma bateria de cinco mil mAh (bastante comum atualmente), uma powerbank de dez mil mAh vai carregá-lo duas vezes. Este valor é o mínimo recomendado para uma bateria extra minimamente funcional, sem necessidade de recarregar vezes sem conta. Ainda relativamente à carga, pode importar verificar a velocidade de carregamento, sendo fácil, hoje em dia, encontrar tecnologia com carregamento rápido.

Por último, importa não esquecer de confirmar quais as entradas ou os cabos que a powerbank possui, para que seja compatível com o smartphone com o qual vai ser utilizado. No mercado começam a aparecer cada vez mais modelos sem fios, em que basta aproximar a powerbank e o telemóvel. Ainda que esta tecnologia esteja a ser desenvolvida há pouco tempo, há modelos fabricados para telemóveis específicos que, para os mais curiosos, pode valer a pena experimentar.

Para quem vai utilizar a powerbank de forma diária, é igualmente importante considerar o tamanho e o peso da mesma. Se a bateria irá ser transportada na mão ou num bolso pode ser uma opção escolher as mais pequenas e leves, ainda que isso possa, por vezes, comprometer outras características técnicas. Vale a pena considerar todas as variáveis tendo em vista o objetivo da bateria extra.

Além de tudo isso, pode também pesar a escolha do design. Cada vez mais procuradas, devido ao uso intensivo dos dispositivos móveis, as powerbanks têm surgido em formatos e tons inventivos. Em forma de objetos, de cores garridas ou alusivos a filmes e séries, ninguém dirá que aquele pequeno retângulo com uma forma ou um desenho divertido é afinal uma bateria.

Celly | 24,99 euros
Thumbs Up | 22,72 euros
Legami | 24,95 euros
EMTEC | 20 euros
Mojipower | 29,95 euros