A Revolução dos Cravos, impressa nas mais diversas peças de vestuário. Uma forma simples e original de celebrar um dia histórico. Neste aniversário de 50 anos do 25 de abril é possível vestir a liberdade.
“Qualquer peça de vestuário serve como veículo de afirmação”, reforça a marca Pópria, que se tem destacado pelo facto de tornar uma peça tão comum como as meias num artigo “onde ecoam palavras de liberdade”.
Como ela, também outras empresas o têm feito nos últimos anos e uma nova tradição tem surgido: marcas de roupa e bijutaria que aproveitam esta ocasião para celebrarem e mostrarem, “através de palavras e motivos, que os direitos fundamentais não estão garantidos e somos responsáveis por os preservar”.
Como a Pópria, que utiliza as meias para espalhar a Revolução dos Cravos, considera, “a peça de vestuário ideal para levar a mensagem a todo e qualquer lado”, também outras o fazem através de roupa e até mesmo brincos. No caso da Pópria, um projeto recente, criado apenas em março deste ano, devido “ao panorama político nacional”, no entanto já muitas outras marcas existiam com uma mensagem similar.
Uma que já tem vindo a conquistar os corações dos portugueses com as suas homenagens ao 25 de abril é a O Cravinho. Com a missão de vestir miúdos e graúdos a rigor, incluem peças que apresentam estampados de cravos, palavras e frases inspiradoras.
Já a Vanilla Vice, uma loja online de vestuário, sobressai pelas mensagens positivas e de bem-estar, lançou em 2023 uma t-shirt que, através da palavra “revolucionária” estampada com um desenho de um cravo, comemora o dia da liberdade.
Por fim, e porque um bom acessório consegue sempre acrescentar bastante, a Vida Portuguesa desde sempre, para além da enorme variedade de produtos alusivos ao 25 de Abril – que vai dos livros ao chá -, tem a bijutaria certa para completar o look, de forma a comemorar os 50 anos da Revolução dos de Cravos com pompa e circunstância.