Cinco vinhos para beber com o Cozido à Portuguesa

(Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Tintos que se fazem notar, por entre as carnes e os enchidos, sem dar nas vistas.

Carnaval é tempo de Cozido à Portuguesa. A diversidade dos sabores, fortes e gordurosos, das carnes e dos enchidos, exige um vinho poderoso. Mas que nunca assuma o papel principal da refeição. Estes cinco tintos, dois do Alentejo, outros tantos do Douro e um do Tejo, marcam presença na dose certa. Boas provas.


Vinha D’Avó Touriga-Nacional Tinto 2017

Douro
Quinta da Bela
Touriga-Nacional
8 euros

Estreia auspiciosa da Quinta da Bela (Cambres, Lamego) no monovarietal de touriga-nacional. Vinificado em lagar de granito, revela um belo volume de boca e uma alma sedutora e persuasiva. O trabalho enológico de Nuno Felgar passa com distinção no teste da relação qualidade-preço.


Quinta da Atela Tinto Reserva 2017

Tejo
Quinta da Atela
Touriga-Nacional, Merlot, Castelão e Syrah
7,85 euros

O reconhecimento internacional deste tinto não acontece por acaso. Trata-se, de facto, de um vinho conquistador. Aroma de frutos vermelhos, madeira no ponto e taninos adultos destacam a boa enologia de António Ventura e confirmam a empresa de Alpiarça como um caso cada vez mais sério no setor.


Esporão Reserva Tinto 2020

Alentejo
Herdade do Esporão
Aragonez, Trincadeira, Syrah, Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Cabernet Sauvignon e Alicante Boushet
20 euros

Um clássico com quase quatro décadas de vida e que continua em alta. A enologia de David Baverstock e Sandra Alves mostra como é possível elevar a qualidade mesmo quando o trabalho é feito em larga escala. Destaque para as notas de frutos negros e especiarias. Elegante e largo.


Terra D’Alter Expressão Tinto 2020

Alentejo
Ímpar Wines
Trincadeira, Aragonez e Syrah
6,49 euros

A gama Expressão assinalou na colheita 2020 a nova fase do projeto Terra D’Alter, criado há quase 20 anos em Fronteira, Portalegre. Uma boa aposta. Trata-se de um tinto de roupagem tradicional, com muita fruta madura. O toque de especiarias e café oferece-lhe uma saudável irreverência. Promete.


Quinta Vale D. Maria Tinto 2018

Douro
Aveleda
Blend de 41 castas típicas da região, plantadas de forma misturada
50 euros

Vinhas com mais de 60 anos e o trabalho enológico de Cristiano van Zeller e Manuel Soares resultam num tinto encantador. Muita fruta madura, arbustivos, perfil elegante e equilibrado. Taninos à vista. Um vinho cosmopolita, mas com a história do Douro bem presente. Passado e futuro.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto