OPINIÃO

7 formas de vencer a moleza de sexta-feira

Ganhe a energia extra de que precisa sem beber café, fazer a sesta ou medicar-se.

Chega a sexta-feira e os estados de espírito vão-se alternando ao longo do dia. Por um lado, aquele sentimento bom de antecipar o fim de semana, falta tão pouco. Por outro, o cansaço acumulado a pesar mais do que nunca na cabeça e no corpo. Como raio é possível aguentar as horas de trabalho que ainda nos faltam se já só pensamos em parar e ir para casa?

A hipótese mais imediata, segundo um artigo do El País, seria beber um café, depois de um estudo publicado no Journal of Psychofarmacology ter avançado, em setembro do ano passado, que 60 miligramas de cafeína melhoram o humor, a capacidade de atenção e o estado de alerta no trabalho. Porém, como em tudo o que é bom na vida, os efeitos passam depressa. E atendendo a que a Associação Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) não aconselha a que se ultrapassem os 300 miligramas de cafeína por dia – uma chávena contém cerca de 100 –, acordar com um terceiro café está fora de questão. Tanto quanto socorrer-se de químicos, que não fazem bem a ninguém.

Uma outra opção a considerar (e a mais saudável) seria poder dormir a sesta a seguir ao almoço: 15 a 20 minutos, de preferência com luz. Sendo ainda raras as empresas que facilitam esta pausa aos seus colaboradores, terá de se valer de outras medidas para recuperar o fôlego no trabalho sem desesperar. Veja quais são na nossa fotogaleria.