Skoda Kodiaq. Um SUV para toda a família

Com um motor 2.0 de cilindrada e uns justos 150 cavalos de potência, o Kodiaq é um valor seguro para quem procura um familiar

Tem nome de animal selvagem, mas é bem comportado em estrada, económico e com espaço para toda a parafernália das férias. E, coisa rara nos tempos que correm, gasta gasóleo.

Grande, sem se tornar incómodo de conduzir em cidade, com uma qualidade percebida de bom nível, seja pelos materiais usados ou pela montagem rigorosa, o Skoda Kodiaq (nome que remete para o enorme urso-pardo) sofreu um ligeiro upgrade estético, que lhe acentuou o ar robusto.

Num interior sem grandes fantasias, mas igualmente com poucos desvarios digitais – que nem sempre nos facilitam a vida -, o espaço torna mais fácil a vida a bordo. Mesmo se dois dos lugares (e são sete) sejam mais apropriados a crianças.

A única motorização disponível a Diesel (2.0 TDI, de 150 cavalos e 360 Nm de binário), com caixa DSG de 7 velocidades, move sem dificuldade o Kodiaq, mesmo com quatro adultos a bordo. E com consumos ajustados, pois conseguimos 7 l/100 km em cidade, e em torno dos seis em estrada e autoestrada.

Com um pisar sólido, o SUV está talhado para as grandes distâncias, pagando Classe 1 nas portagens, desde que tenha Via Verde. É comercializado em quatro versões – Kodiaq, Sportline, Laurin & Klement e RS -, que custam entre 44 640 e 64 405 euros.

  • Dimensões
    Tem 4,69 metros de comprimento, 1,88 de largura e 1,67 de altura. O Kodiaq apresenta uma distância entre eixos de 2,78 metros.
  • Equipamento
    Corretamente equipado desde a versão base, o Kodiaq tem jantes de 19 polegadas na versão Sportline que testámos e bancos elétricos.
  • Números
    O Kodiaq atinge os 203 km/h de velocidade máxima e tem um consumo declarado de 5,6 l/100 km. O peso é de 1813 quilos em ordem de marcha.