O meu objeto: a guitarra de Luís Varatojo

“Defesa pessoal” é o segundo álbum do projeto “Luta Livre” de Luís Varatojo

O objeto escolhido pelo músico e produtor Luís Varatojo.

“Esta guitarra. É dos objetos que me acompanham há mais tempo, desde meados dos anos 1990. Tem muitas histórias para contar, já foi a muitos sítios, já passou por muita coisa, já fez vários discos.

Esteve em situações completamente fora, completamente diferentes. Já esteve numa zona de guerra, num concerto para as tropas portuguesas que estavam na Bósnia. Aterrámos em Sarajevo, andámos 100 quilómetros numa camioneta militar, com coletes à prova de bala, pelo meio ouvimos tiros. A guitarra fez essa viagem. Já esteve dentro de uma prisão, na Penitenciária de Lisboa. Fez muitas Queimas das Fitas e Semanas Académicas, esteve na Expo98. Tocou muito em discotecas, o que agora não acontece (agora só há DJ e não há guitarras em discotecas).

Comprei-a na Diapasão, loja que existia na Avenida João XXI, em Lisboa, onde os músicos se abasteciam de instrumentos. É uma Fender Telecaster, o meu modelo preferido, com o qual me relaciono melhor. É a minha guitarra de eleição – Joe Strummer, dos The Clash, tocava com uma, Bruce Springsteen também. É uma guitarra mais para ritmo.”

Músico e produtor
57 anos