Cinco prendas para a garrafeira que o pai vai mesmo adorar

(Foto: Pixabay)

Uma aguardente tradicional, um espumante, uma aguardente de medronho, um rum e um gin.

Com o Dia do Pai ao dobrar da esquina, aqui fica um bloco com cinco sugestões especiais para alguém muito especial. De Monção ao Alentejo, passando por Penafiel e pela Madeira. Boas provas.


Aguardente Adega Velha 12 anos XO

Vinho Verde
Aveleda
Vinhão, Azal Tinto, Borraçal e Espadeiro
42,99 euros (50 cl)

Os apreciadores de uma aguardente tradicional têm nesta referência uma excelente opção. Diogo Campilho e Susete Rodrigues assinam o minucioso trabalho de produção deste clássico digestivo da Aveleda com inspiração francesa. A dupla destilação num alambique trazido da região de Cognac e o longo envelhecimento em cascos de carvalho francês, provenientes de Limousin, conferem-lhe densidade e elegância. Intemporal.


Espumante Barão do Hospital Alvarinho Reserva 2020

Vinho Verde
Falua
Alvarinho
25 euros

A entrada da Falua no mundo dos espumantes faz-se pela porta grande e com salutar irreverência. Este Alvarinho da sub-região Monção e Melgaço, elaborado segundo o método clássico e lançado como Brut Nature, sublinha a polivalência da casta, mas não deixa de também surpreender os fiéis apreciadores. Bolha fina e persistente, mostra-se equilibrado, com boa acidez e perfil gastronómico. Mais uma vitória de Antonina Barbosa.


Clara Medronho

Alentejo
Clara Medronho
Medronho
49,50 euros (50 cl)

Na aldeia de Santa Clara-a-Velha, concelho de Odemira, António Carriço faz questão de perpetuar o legado do tio-avô e de abraçar o desafio de produzir aguardente de medronho. Fruta madura e destilação lenta e suave em alambique de cobre tradicional são a fórmula de sucesso de um digestivo fortemente aromático, encorpado e saboroso. No seu estado puro ou servindo como base dos mais variados cocktails.


William Hinton Rum 9 meses

Madeira
William Hinton
23,49 euros (70 cl)

Os cerca de 20 anos em que a fábrica madeirense esteve encerrada – regressou em 2006 depois de ter fechado portas na década de 1980 – não beliscam a qualidade de quase dois séculos de existência e da produção de um rum obtido exclusivamente por fermentação alcoólica e destilação do sumo de cana fresca e não de melaço, um subproduto da produção de açúcar. Aroma e sabor frutados e sedutores. Madeira bem integrada. Surpreendente.


Gin Black Pig Costa Alentejana

Alentejo
Black Pig
Diversos botânicos da Costa Alentejana
29,95 euros (50 cl)

Na Herdade do Sobral, em Santiago do Cacém, é produzido um gin repleto de sentimentos e sabores. A frescura (limão, hortelã, alecrim e alfazema) e o enigma de alguns botânicos selvagens transportam-nos para o ambiente onde nasce e onde é elaborado artesanalmente. Os sucessivos prémios internacionais são o reconhecimento do projeto de Miguel Ângelo Nunes, que vai muito além dos gins e que merece ser conhecido e visitado.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto