Nuno Figueiredo, o compositor que soma prémios e projetos

Nuno Figueiredo é professor, maestro, compositor e empresário, em Levice, na Eslováquia

Na Eslováquia, divide-se entre a docência, a escrita, a fundação de uma escola e a criação de uma empresa.

Dá aulas de música na Eslováquia, fundou uma orquestra, escreveu livros, criou uma escola de música, acumula prémios e tem composições espalhadas por vários países. Aos 41 anos, o compositor Nuno Figueiredo é a prova de que o berço não define o talento, quando há esforço e se arrisca.

Da lista de distinções conquistadas, contam-se a vitória do Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho em 2014 e em 2017, o prémio de melhor música no 31.º Concurso Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz em 2020, entre outros.

Mas isto é apenas uma pequena parte da sua vida. No ano passado concluiu o doutoramento em composição na Academy of Performing Arts, em Bratislava, Eslováquia. É docente na Escola de Arte de Levice, onde assume a direção artística de uma orquestra que fundou. Entre os muitos projetos que tem desenvolvido, destaca-se a criação de livros didáticos de música de câmara, do 1.º ao 5.º grau, a escola de música Adagio na Eslováquia e de uma empresa, através da qual colabora na preparação de trabalhos orquestrais com escolas em Portugal, Áustria, Alemanha, Finlândia, Chéquia e EUA e promove intercâmbios internacionais.

Quem ouve os sucessos não imagina o resto. Nascido numa família humilde, em Santa Comba Dão, teve o primeiro contacto com a música através da filarmónica local. Mais tarde andou no Colégio Nossa Sra. da Apresentação, em Calvão, Vagos, que tinha “orquestra ligeira e banda” e lhe deu transporte para poder frequentar o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. De permeio, trabalhava num café, fazendo o turno da noite, nos tempos livres.

Frequentou o Ensino Superior, em Coimbra, mas não gostou, optando por trabalhar. Estava na Holanda quando mudou de ideias, concorreu à Universidade de Aveiro (UA) e entrou. “Tive de fazer a opção da minha vida: largar o emprego estável e bem pago ou voltar a comer o pão que o diabo amassou, ao estudar sem recursos”. O 1.º ano no curso de Composição foi difícil, esgotou-lhe as poupanças, mas depois conseguiu bolsas de estudo. Passados três anos, começou a ganhar prémios na área da composição. Seguiram-se outros, tinha feito a escolha certa. “Foram decisivos, permitiram-me diferenciar dos meus colegas, percebi que estava no caminho certo e podia ter um bom futuro.” Deu aulas e conheceu a mulher, eslovaca, docente de composição na UA. Quando esta engravidou, desafiou-o a ir para a Eslováquia. Partiu em 2013, sem ter emprego à espera e sem falar a língua. “Arrisquei”, admite. O resultado está à vista.

Nuno Figueiredo
Localização
: Levice, Eslováquia
Profissão: professor, maestro, compositor e empresário
Idade: 41 anos