Cinco tintos para um ano Douro

(Foto: Pexels)

Região prepara-se para começar a celebrar a distinção de Cidade Europeia do Vinho 2023. Projeto envolve 22 mil produtores e tem previstas dezenas de iniciativas.

Eleita Cidade Europeia do Vinho 2023, a região do Douro tem pela frente um ano muito especial. Património Mundial da Humanidade desde 2001, o Douro possui mais uma soberana oportunidade de afirmação. É esse o desejo das 19 autarquias que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro, entidade que a 4 de fevereiro, em Lamego, irá realizar a gala de apresentação de um projeto que envolve 22 mil produtores e que tem previstas dezenas de iniciativas. O vinho, enquanto elemento estratégico e protagonista da atividade económica, é a grande bandeira, mas o enoturismo, a cultura e o património também serão valorizados. E, para celebrar um ano Douro, aqui estão cinco tintos que fazem jus à secular região e às diversas gerações de durienses que construíram uma história única. Boas provas.


Pintas Character Tinto 2019

Douro
Wine & Soul, Lda
Vinhas Velhas com cerca de 30 castas autóctones
25,90 euros

Um dos rostos da gama de excelência da Wine & Soul. De Vale de Mendiz, Alijó, o casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, eterno admirador de Vinhas Velhas e das castas nativas do Douro, apresenta um tinto fresco e cosmopolita, com fruta vermelha, apontamentos de especiarias, corpo elegante e um final longo.


Duorum Colheita Tinto 2019

Douro
Duorum
Touriga-Franca, Touriga-Nacional e Tinta Roriz
9,80 euros

A caminho das duas décadas de existência, o projeto Duorum, criado pelos consagrados enólogos e amigos de infância João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, continua a somar êxitos. Este vinho confirma a alma do trajeto e o terroir (Vila Nova de Foz Côa) onde está inserido. Fruta madura e enérgicos taninos, que lhe dão vida. E elegância.


Palato do Côa Grande Reserva Tinto 2016

Douro
5 Bagos
Vinhas Velhas com mais de 60 anos com mistura de várias castas
47,50 euros

Quinze anos depois, a ambiciosa aventura do enólogo Carloto Magalhães e de cinco amigos mostra ao que veio, como prova este Grande Reserva Tinto 2016. Produzido exclusivamente com uvas da Quinta da Saudade, em Muxagata, Vila Nova de Foz Côa, trata-se de um vinho vibrante e delicado. A fruta e as especiarias casam na perfeição. Excelente.


Casa Ferreirinha Castas Escondidas Tinto 2019

Douro
Sogrape Vinhos, SA
Vinhas Velhas, Tinto Cão, Tinta Amarela, Touriga-Fêmea, Tinta Francisca, Rufete, Tinta da Barca, Bastardo e Marufo Tinto
29 euros

A Casa Ferreirinha criou pelo segundo ano consecutivo um vinho com castas menos comuns, seja em Vinhas Velhas ou utilizadas em Vinho do Porto. E assim se fez um tinto original e elegante, em que a sobriedade da madeira e as especiarias lhe conferem uma agradável frescura. Luís Sottomayor mostra-nos que é ainda possível fazer vinhos diferentes no Douro.


Quinta dos Castelares Grande Reserva Tinto 2018

Douro
Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira
Tinta Roriz, Touriga-Franca e Touriga-Nacional
29,99 euros

O projeto de Manuel Joaquim Caldeira, com perto de uma década de vida, continua a dar cartas e a elevar o nome de Freixo de Espada à Cinta. Este Grande Reserva Tinto 2018 é uma explosão de muita e boa fruta, com apontamentos de especiarias, arbustivos e madeira. Encorpado e elegante. O Douro Superior em todo o seu esplendor.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto.