Susana Romana

Os rankings das escolas, incêndios e as viagens na CP

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Foi divulgado o ranking das escolas de 2022. Não percebo porque é que sai sempre em julho. O Dia das Mentiras não é em abril?

2

O ranking das escolas mistura alhos com bugalhos, dando destaque a escolas privadas cujas notas não são verificadas e controladas. Fala-se agora tanto de inflação e ainda ninguém percebeu que as notas da Kika do 12.º B estão mais inflacionadas do que o preço do óleo de girassol.

3

O colégio com a média mais alta do país é o Nova Encosta, em Paço D’Arcos, e até nos feriados se preparam os exames. Depois das chamadas “startup unicórnio”, agora queremos criar oportunidades de emprego com “descanso unicórnio”: ouve-se falar dele, mas nunca ninguém o viu.

4

Os incêndios têm assolado o país, com mais de 80% do território em risco excecional. Mas continua a ser giro ver as pessoas com piscina em casa a dizer que esta vaga de calor conta como “bom tempo”. O iceberg do Titanic também conta como caipirinha?

5

Com Portugal com regras de estado de contingência, tiveram de ser deslocados eventos como o festival Super Bock Super Rock, montado em tempo recorde na Altice Arena, Parque das Nações. Tenho pena que não tenha passado para o Oceanário, aquele tanque central cheio de cerveja ia atrair imensa gente.

6

Outro evento a mudar de local foi a Concentração Motard de Faro. No dia em que se soube da decisão, vi uma senhora da organização a queixar-se que era uma parvoíce porque até estava frio e até estava com vontade de vestir um casaco. No dia seguinte, houve um incêndio nas imediações. Espero que o casaquinho fosse de amianto.

7

A CP retirou do site uma advertência que pedia para os utentes evitarem viajar nos comboios de longo curso nas horas de maior calor. Deveria ter ficado, para as pessoas saberem que mais valia irem no seu jato privado do que no Intercidades.

8

De acordo com as previsões das Nações Unidas, a população humana global deverá ultrapassar os oito mil milhões no próximo dia 15 de novembro. E, sim, nessa data vão apanhá-los a todos no NorteShopping a começar as compras de Natal.