“Notícias Magazine” vence prémio de jornalismo para a sustentabilidade

Ruben Martins, Carlos Cipriano, Leonardo Negrão e Diogo Ferreira Nunes receberam, em Matosinhos, o prémio Fundação Mestre Casais/CEiiA na categoria Imprensa (Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Reportagem assinada pelos jornalistas Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins (texto) e Leonardo Negrão (fotos) conquista 1.ª edição dos Prémios Fundação Mestre Casais/CEiiA na categoria Imprensa.

A reportagem “Dez horas e quatro comboios: a viagem possível entre Lisboa e Madrid” conquistou o primeiro lugar dos Prémios Fundação Mestre Casais/CEiiA, que distingue trabalhos jornalísticos na área da sustentabilidade. Os jornalistas Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins, texto, e Leonardo Negrão, fotografia, são os vencedores desta 1.ª edição, com um trabalho publicado na “Notícias Magazine” a 13 de junho de 2021, que foca aquela que é (ainda) uma viagem longa e difícil entre as capitais portuguesa e espanhola.

Em segundo lugar na categoria de Imprensa ficou o trabalho do jornal “Público”, intitulado “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda estamos a tentar salvar a rua”. Foram ainda vencedores “Destino: Europa-contaminação”, transmitido na TVI, e “Black Trail”, do jornal “Expresso”, nas categorias Televisão e Digital, respetivamente. O júri desta 1.ª edição do prémio de jornalismo para a sustentabilidade decidiu não entregar qualquer prémio na categoria de Rádio.

A entrega de prémios aconteceu nesta segunda-feira, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos. Entre quase uma centena de candidaturas analisadas, foram distinguidos, no total, 14 jornalistas portugueses. A presidente do júri, Felisbela Lopes, destacou a “grande qualidade” e o “agendamento que prioriza inequivocamente as questões da sustentabilidade” dos trabalhos vencedores.

José Gomes Mendes, presidente da Fundação Mestre Casais, José Felizardo, CEO do CEiiA, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e João Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e Ação Climática, marcaram presença na cerimónia e destacaram a importância da sustentabilidade e o protagonismo que jornalistas e órgãos de comunicação social podem ter para combater a literacia nessa área.

Leia o trabalho premiado aqui