Cinco vinhos do Dão que vale a pena conhecer

Invernos frios e verões quentes e secos fazem do Dão uma região com particularidades únicas e enorme potencial. Neste Bloco de Provas da NM, uma mão-cheia de boas razões para seguir por aí.

A altitude das vinhas e as características dos solos, de areias graníticas, são decisivos na construção do ADN da região do Dão. Nas castas, touriga-nacional, nos tintos, e encruzado, nos brancos, assumem-se como principais trunfos. Mas não só. Excelente acidez, boa longevidade, preços simpáticos. Não faltam razões. Boas razões. Boas provas.


Magal Branco 2020

Dão
Quinta da Manuela
Encruzado, cerceal e malvasia fina
18,42 euros

A investida do antigo selecionador de futebol António Oliveira no mundo dos vinhos promete. E este Magal Branco, saído da Quinta da Ribaboa, em Gouveia, é o melhor exemplo. A fruta, no nariz e no sabor, faz a diferença. Os apontamentos cítricos oferecem-lhe elegância.


Primado Tinto 2012

Dão
Família Pereira de Melo
Touriga-nacional, tinta-roriz, alfrocheiro-preto e jaen
20 euros

Uma década depois da colheita, após estágios prolongados, apresenta-se no ponto ideal de consumo, revelando inúmeras virtudes. A maturação, lenta e equilibrada, é um dos segredos. Assim como os apontamentos de especiarias e até de algum picante. Aveludado. Excelente.


JK Elpenor Blanc de Noir 2019

Dão
Julia Kemper Wines
Jaen
11,99 euros

Na Quinta do Cruzeiro, em Mangualde, seguindo orientação biológica, nasce um branco requintado. A cor, citrina brilhante, abre caminho a um vinho pleno de caráter e de cristalinidade. Ou não fosse de produção orgânica, preservando, assim, aromas e sabores. Perfeito.


Conciso Tinto 2015

Dão
Niepoort
Baga e jaen
14 euros

Precisa de tempo no copo para se mostrar. Quando isso acontece, ninguém o segura. Aroma fresco, vincadamente mineral, bela acidez. Um Dão de corpo inteiro, com muita fruta, mas que acaba por revelar uma alma ainda maior. Irreverente. À boa maneira de Dirk Niepoort.


Casa de Santar Reserva Branco 2019

Dão
1990 Premium Wines
Encruzado, bical e cerceal branco
14 euros

Perfil consensual e de elevada qualidade. O aroma, fresco, exótico e amplo, a fruta, bem madura, e as notas de madeira, elegantes, resultam numa boa estrutura. Brilha como aperitivo ou a acompanhar os mais variados pratos, desde que sobriamente condimentados. Magnífico.

*Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto