Cinco vinhos de regiões improváveis

Vai jantar a casa de uns amigos e prometeu levar o vinho. Quer surpreender? Aposte numa região menos mediática. Neste Bloco de Provas, cinco sugestões improváveis. Açores, Beira Interior, Madeira, Távora-Varosa, Trás-os-Montes. Não se vai arrepender. Vai uma aposta?

Terras de Lava Branco 2019

Açores
Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico
Castas tradicionais açorianas e castas diversas europeias
10 euros

Bernardo Cabral apresenta um branco que revela toda a tipicidade do terroir vulcânico e que tem um final surpreendentemente salgado. Os apontamentos de frutos tropicais no aroma e a mineralidade na boca são notas a reter. Assim como a cor, amarelo esverdeado. Uma bela experiência.


Murganheira Reserva Tinto 2018

Távora-Varosa
Sociedade Agrícola Comercial do Varosa
Touriga-nacional, tinta roriz e touriga-franca
11,30 euros

A cor, quase opaca, suscita curiosidade. A fruta, bem madura, mostra serviço. As notas balsâmicas embalam. É um tinto cheio, pronto a ser desfrutado, mas com boa capacidade de envelhecimento. E é mais uma prova de que na Murganheira não se fazem apenas belíssimos espumantes.


Listrão dos Profetas Branco 2020

Madeira
Companhia de Vinhos dos Profetas e dos Villões
Listrão
49,50 euros

António Maçanita, o garimpeiro de terroirs extremos, volta a atacar e a surpreender. Desta vez, juntou-se ao madeirense Nuno Faria e com a colaboração de produtores do Porto Santo descobriu ouro. Maciço. Salinidade, fumo, frutos-secos, amanteigado, cremoso. Um branco em camadas. Único.


Quinta da Biaia Reserva Branco 2019

Beira Interior
Quinta da Biaia
Síria
9,49 euros

De produção biológica e nascido de três parcelas emolduradas pelos rios Douro, Côa e Águeda, este monocasta síria transporta-nos no tempo. A frescura é a pedra preciosa de um branco com um nariz cítrico entusiasmante e onde não faltam requintados fumados. Um deleite.


Terras de Mogadouro Tinto Reserva 2017

Trás-os-Montes
Wine Indigenus
Touriga-nacional, tinta amarela e touriga-francesa
15,99 euros

Floral e frutado, com um toque de café. Excelente acidez. Nobre caráter transmontano, nascido no planalto mirandês, revela uma suavidade a que não são alheios os nove meses em carvalho francês. Elegância e polivalência – das feijoadas agrestes à nobre cozinha italiana. Encanta.