Mesada, uma forma educativa na formação financeira

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório de finanças pessoais" desta semana, por Cristina Judas.

Mesada sim ou não? Como inserir a mesada?
Ricardo Soares

A mesada é uma ferramenta educativa poderosa na formação financeira das crianças. Ao adotá-la, os pais ensinam sobre gestão de recursos, tomada de decisões conscientes, responsabilidade, planeamento e o valor do dinheiro, preparando os filhos para uma vida financeira independente e consciente.

A mesada educativa recomenda-se ser iniciada por volta dos cinco/seis anos, mas sempre tendo em conta o estado de maturidade da criança. Para implantar a mesada educativa deverão estar cumpridos cinco passos fundamentais:

(i) compromisso;

(ii) objetivos da mesada;

(iii) responsabilidades de compra;

(vi) periodicidade;

(v) valor.

Acompanhar como a criança gere o dinheiro, oferecendo orientações e debatendo as decisões de compra, é crucial, sendo que neste ponto é importante reforçar que a ideia não é os pais validarem se a compra é boa ou má, mas sim debater para serem eles a chegarem às suas próprias conclusões. Desta forma para além de estarmos a estimular o pensamento crítico, estamos igualmente a deixar que eles entendem no concreto as consequências das suas escolhas.

A mesada não deve ser ligada ao desempenho académico ou tarefas domésticas, pois isso pode confundir o seu propósito educativo. Introduza-a como um meio de aprender a gerir recursos, estimulando o desenvolvimento de habilidades financeiras importantes para o futuro.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].