Assédio no futebol feminino. Os sonhos não podem cair por terra

A Federação Portuguesa de Futebol tem uma plataforma de denúncia disponível online

Olhos postos no futebol feminino. Jogadoras contam histórias de assédio sexual e divulgam conteúdos de mensagens. Um técnico e um dirigente são suspensos e há uma equipa especial a averiguar suspeitas e denúncias.

Holofotes ligados no Famalicão
A notícia do jornal “Público” faz estremecer o país. Jogadoras do Rio Ave acusam o treinador Miguel Afonso de assédio sexual na época passada. Mensagens são tornadas públicas. O treinador, agora no Famalicão, é suspenso no dia seguinte. Pouco depois, mais denúncias. Samuel Costa, diretor desportivo do Famalicão, também é acusado por jogadoras do Vitória de Guimarães, quando estava ao serviço desse clube, em 2020/2021. Está suspenso de funções.

“Inverdades e incorreções.” A defesa dos técnicos
Miguel Afonso usa o Instagram para falar do assunto e agradecer o apoio recebido. “Continuo forte e focado. Com calma e alma me defenderei deste esquema criado”, escreve. Samuel Costa publica um comunicado nas redes sociais sobre, sustenta, “estas notícias baseadas em inverdades e incorreções”. Acusações que, refere, “encerram em si um inqualificável atentado contra a minha honra, percurso profissional e consideração pessoal”.

“Não estraguem o nosso sonho. Ser futebolista e fazer parte da gigante evolução do futebol feminino é um orgulho! É mesmo! E o assédio sexual é condenável de forma transversal”
Jéssica Silva
Futebolista da seleção A feminina e do Benfica, no Instagram

Tita promete não ficar calada
Ana Lopes, Tita como é conhecida no futebol, antiga internacional portuguesa, reage ao que se está a passar, revela que também foi vítima de assédio sexual ao longo da carreira, e promete denunciar o caso. “O meu desejo é que todas as meninas/mulheres que têm o prazer de jogar futebol, possam vivê-lo sem opressão, manipulação, violência, invasão… o futebol deve ser o palco dos sonhos e não o inverso”, escreve no Instagram.

https://integridade.fpf.pt
A Federação Portuguesa de Futebol cria uma equipa especial e abre um processo de averiguações relativamente a outras denúncias. E tem uma plataforma de denúncia disponível online.