BMW M235i: um familiar desportivo

Os 306 cavalos são debitados por um motor de quatro cilindros e 2.0 litros. No interior, prioridade ao “piloto”

É um dos desportivos mais baratos da BMW e proporciona belas sensações. Pena que não sejam acompanhadas pela sonoridade do escape.

As linhas do BMW M235i xDrive Gran Coupé, um desportivo com vocação familiar, não são das mais inspiradas do fabricante alemão, em especial a massiva traseira. Tudo se esquece quando acedemos ao ergonómico interior, com um posto de condução virado, como é tradição da marca, para o “piloto”. Com o corpo bem encaixado e um volante de diâmetro e espessura quase perfeitos é hora de nos fazermos à estrada. Que convém tenha bom piso, que este M235 não lida muito bem com as irregularidades do asfalto.

Os 306 cavalos e 450 Nm de binário, os 4,9 segundos dos 0 aos 100 km/h e os 250 km/h de velocidade máxima parecem fazer dele um carro perfeito. Não é. A tração integral garante que mantemos as quatro rodas no asfalto, mas falta ali alguma emoção. E nem temos forma de soltar um pouco mais a traseira. De igual forma, o som do escape é demasiado discreto para um desportivo e, no interior, a sonoridade gerada digitalmente é muito artificial. Mas é um quatro portas muito rápido, que acomoda bem quatro passageiros (lotação para cinco), apesar de um acesso menos fácil aos bancos traseiros.

Custa a partir de 67 mil euros.

  • DimensõesMede 4,52 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,42 m de altura. A distância entre eixos é de 2,67 m. A bagageira tem 420 litros de capacidade.
  • Equipamento
    Dispõe do Live Cockpit Plus com navegação, bancos desportivos para o condutor e passageiro da frente, volante M e transmissão automática Steptronic.
  • Opcionais
    O Cruise Control ativo com função Stop&Go custa 470 euros e o sistema de som Harman Kardon 525 euros. Por 160 euros teremos suspensão adaptativa.