Susana Romana

Sarkozy, o All Together Now e o aeroporto do Montijo

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

O sempre adiado aeroporto do Montijo teve na semana passada mais um obstáculo: a Autoridade Nacional da Aviação Civil indeferiu a viabilidade da sua construção. Por este andar, quando finalmente tivermos um aeroporto já anda tudo de teletransporte e este vai ser só uma relíquia histórica, tipo Museu dos Coches.

2

Parece que estou a exagerar, mas nem por isso: já lá vão 50 anos desde que se começou a querer fazer um novo aeroporto. Só para terem noção: foi há tanto tempo que até se serviam refeições a bordo, em vez de um pedaço de esferovite com queijo em poliéster a fazer de sandes.

3

O Governo já reagiu ao parecer, tendo agora como alternativas o próprio Montijo e Alcochete. Por isso, já sabe: se mora nestas zonas e tem um quintal grandito que usa pouco, mande um WhatsApp ao Pedro Nuno Santos.

4

Rui Rio anunciou a candidatura à Câmara de Lisboa do ex-comissário europeu Carlos Moedas. Acho de muito bom perder o Rio estar já a escolher a pessoa que o vai substituir na liderança. É como escolher a nova esposa do nosso ainda marido, mostrando como ela tem tanto mais potencial do que nós.

5

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência, sendo um ano de prisão efetiva, no âmbito do caso das escutas que remonta a 2014. Uma dica do amigo Sócrates: se pedir com jeitinho, metem-lhe Sport TV no quarto como fizeram com ele em Évora. Vai, PSG!

6

A ministra da Saúde admite que os professores podem vir a ser integrados nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. Já que estão com a mão na massa, deem também a vacina da raiva por causa dos alunos que mordem. E as do tétano, para os que dão aulas em escolas provisórias há 20 anos com telheiros ferrugentos.

7

Mais de metade das casas em Portugal têm problemas térmicos. A Associação Nacional de Peritos Qualificados revelou que dos seis milhões de edifícios de habitação existentes no país, quase quatro milhões foram construídos sem quaisquer requisitos de conforto no que toca a temperatura. Pelos visto só subimos a temperatura em hits da Ana Malhoa, em construção civil nada feito.

8

Estreou no domingo o “All Together Now” na TVI, concurso para cantores que tem a particularidade de juntar cem jurados. Parece-me muito desproporcional, numa altura em que em Portugal não há sequer cem cantores com condições para pagarem o supermercado e a luz.