Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Verão sem festa
Pelo menos até ao fim de agosto não há romarias, procissões, arraiais. É mais um ano sem santos populares, sem celebrações de emigrantes. Como será o regresso das festas? A euforia vencerá o medo? A jornalista Sara Dias Oliveira ouviu empresários, autarcas e comissões de festas, artistas e sociólogos para avaliar o impacto económico e simbólico de mais um verão sem festa.

A ver passar os comboios
Em 2021, a ligação entre as duas capitais ibéricas obriga a três transbordos e dez horas em comboios antigos e pouco confortáveis. Uma viagem que evidencia a falta de investimento na ferrovia em Portugal.

A revolução dos biomarcadores
Covid, cancro, demências e doenças cardiovasculares são apenas algumas das áreas em que os biomarcadores já desempenham um papel determinante quer no diagnóstico, quer na definição de terapias mais dirigidas e eficazes. São a via para a tão desejada medicina personalizada. A jornalista Sofia Teixeira dá a conhecer algumas aplicações, em contexto clínico, destes parâmetros biológicos que estão a revolucionar a medicina.

Comportamento

Cuidar até à exaustão
Uma enfermeira que trabalhou até ficar doente. Uma mãe exaurida por tratar do filho doente 24 horas por dia. Dois casos de burnout, que afeta mais quem cuida dos outros, como conta a jornalista Sofia Teixeira.

Bem-estar

Marcadas pelo sol
As manchas no rosto, que se agravam no verão, são motivo de descontentamento para muitas mulheres. Evitar o sol sem proteção é a melhor forma de precaver, já se sabe, mas os melasmas podem ter outras causas. E, para quem já tem o problema instalado, há soluções, desde cremes, suplementos, medicamentos a tratamentos com laser e peelings nanotecnológicos. A jornalista Catarina Silva falou com duas mulheres e três médicos e explica como prevenir e tratar, até no verão, essa causa crescente de procura de ajuda especializada.