Quais as primeiras plantas para se ter em casa?

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Com a primavera a chegar, estou a sentir necessidade de transformar a minha casinha numa selva. Gostaria de saber quais as melhores plantinhas para me iniciar neste mundo.
Paula Oliveira

Não há pergunta que me deixe mais feliz do que esta, mostra que a leitora entende que plantas são, acima de tudo, seres vivos com necessidades bem específicas. Saber escolher as espécies que nos facilitem este percurso inicial é essencial, não só para o bem das nossas plantas como para mantermos a nossa sanidade mental.

Vamos a uma lista de cinco plantinhas que vão tornar esta iniciação um descanso. Só tem de me prometer uma coisa: Não vai cumprir a frequência de rega indicada pela etiqueta que vem na sua plantinha. Afinal a etiqueta não sabe para que parte do país vai a planta, a humidade e a temperatura da sua casa, em que estação do ano estamos ou até se mora num rés do chão ou numa cobertura.

– Epipremnum aureum: Mais conhecida como Pothos ou Jibóia, uma trepadeira que vai ficar linda em qualquer estante ou prateleira;

– Monstera deliciosa: Se pretende uma planta imponente que pode atingir grandes dimensões esta é a escolha certa;

– Pilea peperomioides: Uma planta bem compacta, perfeita para espaços mais pequenos;

– Dracaena trifasciata: Mais conhecida como Espada de São Jorge, é uma das plantas que mais facilmente se adapta a qualquer espaço;

– Dracaena fragans: O seu caule bem grosso torna-a a planta perfeita para quem se esquece de regar durante longos períodos.

Os cuidados com estas meninas são simples:

  1. Posicione-as junto a uma janela, num local com bastante claridade. Sol a incidir diretamente na planta só mesmo o da manhã ou o de final de dia;
  2. Regar apenas quando o substrato está seco. Para fazer o teste basta enfiar um pauzinho de sushi na terra. Caso saia seco é hora de regar, caso ainda esteja húmido ou molhado deve esperar mais uns dias.
  3. Agora sim, está prontíssima a adotar estas belezas e tornar a sua casa num local ainda mais acolhedor.

Até ao próximo consultório jardinagem

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].