Redes sociais: são estas as fotos de perfil que geram mais interesse

São muitos os estudos científicos e psicológicos que analisam o impacto que uma boa fotografia de perfil pode ter. E isto porque nas redes sociais, como na vida real, a primeira impressão é que conta.

BRAÇOS

Devem vir sempre descruzados nas fotografias se quer fazer boa figura. E isto porque, segundo um estudo da Universidade de Princeton, EUA, esta postura está ligada a traços de personalidade como expressividade e/ou dominância, considerados particularmente atraentes junto de quem os vê nas redes sociais. Sobretudo em aplicativos de namoro.

PERNAS

O mesmo para as pernas: sim, devem aparecer sempre – fotos de corpo inteiro geram mais interesse – e sim, devem estar tão descruzadas como os braços. Ao britânico Independent, a autora do estudo, Tanya Vacharkulksemsuk, explica que os mesmos princípios são observados no mundo animal, quando machos e fêmeas se querem atrair mutuamente.

COMPANHIA

Nunca a expressão «mais vale só do que mal acompanhado» fez tanto sentido como neste ponto – sobretudo se a companhia que surgir ao nosso lado for especialmente atraente, bem entendido. A avaliar por uma pesquisa da rede social Badoo, a maior do mundo em relacionamentos, 54 por cento das mulheres entrevistadas rejeitariam um homem com uma brasa ao lado na foto (porque será?).

CASA

Em compensação, a mesma foto do mesmo homem tornar-se-ia muitíssimo mais apelativa se por acaso ele aparecesse retratado numa bela casa rústica no campo (porque será também?).

ANIMAIS

São muitas as vantagens de se ter um animal de estimação, a começar pela de homens e mulheres preferirem parceiros que tenham cães (mais até do que gatos, por serem mais sociáveis), segundo uma pesquisa realizada pela publicação científica Anthrozoos. Aos olhos de quem vê, um cão é sinónimo de responsabilidade, compreensão, saber cuidar de outra vida. Tudo qualidades altamente desejáveis.

SORRISO

Não precisa de se estar a rir às gargalhadas, mas pelo menos convém mostrar os dentes agora que investigadores do departamento de psicologia da Universidade de Swansea, na Austrália, descobriram que quem sorri de forma espontânea é considerado mais atraente. O efeito estrondoso, sublinham, equivale ao de se ter o peso ideal e usar uma boa dose de maquilhagem completa.

GINÁSIO

Estas estão longe de ser consensuais: se por um lado ganham mais likes do que quaisquer outras, por outro um estudo da Universidade de Brunel, em Londres, afirma que os utilizadores que postam a sua rotina fitness nas redes sociais tendem a ser narcisistas. Mais: fazem-no por necessidade de atenção, aceitação e… falta de sexo. O melhor mesmo é moderar as partilhas de exercício físico.

ROUPA

Ainda que possam considerar as tatuagens masculinas excitantes – e até consideram –, elas preferem vê-los de camisa vestida do que em tronco nu (47 por cento, segundo a tal pesquisa da Badoo de que lhe falávamos há pouco). Quanto a eles, não dizem que não a fotos de mulheres em biquíni na praia ou na piscina, ou ainda descontraídas em roupa interior num serão mais caseiro.