Jorge Manuel Lopes

Mente sã em corpo são

Jorge Manuel Lopes, editor-adjunto da Cultura do Jornal de Notícias (Foto: Artur Machado/Global Imagens)

Escolhas musicais de Jorge Manuel Lopes.

Duas editoras independentes, Príncipe e Holuzam, de Lisboa e viradas para o Mundo, mantêm navegação no pior ano para as indústrias culturais. Com mais caminho feito, desde 2011 que a Príncipe acumula prestígio nos pontos do globo em que a atenção prestada à música eletrónica de dança vai para lá dos cabeças de cartaz, e é lá que se encontra A.k.Adrix: filho de pais angolanos, por estes dias residente em Manchester, chega ao segundo longa-duração com “Código de barras”. O seu som parece ter arredondado arestas e deixado entrar mais luz e arco-íris. Em alguns casos, até o nervoso e espaçado rendilhado rítmico que a editora batiza de batida mutante se esbate em algo que passaria por chill-out. Dito isto, em “Código de barras” continuam a predominar as ideias simples, diretas, insistentes, de curta duração e apontadas ao corpo, sobretudo numa segunda metade mais fervente. E há uma costela grata de divertimento: “Ritmo surfista” tem qualquer coisa de ondulação havaiana revista por um Windows 95, evocando turismo indoor; “Desenhos animados”, que leva o título a sério, também faz divagar, mas por uma animação checa dos anos 1970. Um álbum que é toda uma coleção de paraísos artificiais para viajantes de sofá perplexos. Vale a pena estar atento ao caminho que Adrix vai desencantando.

A Holuzam, nascida em 2018, estende o repertório a reedições (Telectu, DWART), a artistas internacionais e a linguagens experimentais. Simon Crab é inglês e passou por uma banda, os Bourbonese Qualk, que fez amigos para a vida na cena indie das décadas de 1980 e 90. Charles-Émile Beullac, canadiano, costuma fazer obra como Galerie Stratique. Gravaram “Kenemglev” (“consenso” em bretão), que a dupla assina com o nome Sabaturin, entre 2017 e 2019, separados pelo Atlântico e recorrendo à troca de cassetes. Neste álbum há paisagens eletrónicas umas vezes abaladas por um pulsar fundo, abafado e perturbador, outras vezes mais ambiente, outras ainda cinemáticas, circulares. Muitas são pontuadas por um catálogo de ruídos e vozes sacados do espaço exterior e do éter que impede uma imersão tranquila (elogio). Num exercício próximo, embora menos lúdico, de alguns momentos da carreira da instituição da eletrónica britânica The Orb.