É o maior da marca alemã e enche as medidas. Todas. É comprido, largo, alto, tem uma bagageira XXL e um conforto incomum.
As fotos podem disfarçar-lhe as formas, mas, ao vivo, as dimensões do EQS impressionam – 5,12 metros de comprimento, 2,15 metros de largura, 1,71 metros de altura e uma distância entre eixos de 3,21 metros. Da ficha técnica constam ainda um peso de 2,8 toneladas, dois motores elétricos, quatro rodas direcionais, 360 cavalos de potência e um binário de 800 Nm.
O tipo de motorização permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos, num exercício em que se destaca pela serenidade com que o faz. Aliás, este SUV tem um rolamento digno do segmento Premium em que se insere, com a suspensão pneumática e o amortecimento eletrónico variável a fazerem maravilhas pelo conforto dos sete ocupantes da versão que ensaiámos, ajudando a um comportamento muito rigoroso.
Já na cidade, as quatro rodas direcionais parecem encolher o EQS e circulámos no meio do trânsito sem os constrangimentos que seriam normais com “tanto” carro. A autonomia (conseguimos 500 quilómetros) é adequada para longas tiradas.
A qualidade sempre se pagou e, neste caso, o preço desta versão começa nos 133 mil euros.
- Extras
A unidade que ensaiámos tinha diversos opcionais, incluindo os dois bancos suplementares (1662,02 euros) e o Pack AMG Premium (9837,40 euros). - Equipamento
Tem realidade aumentada para navegação MBUX, hyper screen e o “capot transparente”, que permite uma visão virtual da zona por baixo da dianteira do veículo. - Carregamentos
Aceita uma potência máxima de carregamento de 200 kW e demora 31 minutos a carregar dos 10 aos 80%. A bateria tem uma capacidade útil de 118 kWh.