Estudante encontra carta valiosa durante o estágio

A missiva data de 27 de junho de 1862

Isabella Carpintero nem queria acreditar. A estudante de História da Morehead State University estava a fazer um estágio na Casa de Guerra Civil ZD Ramsdel, na Virgínia Ocidental, EUA, quando fez uma descoberta surpreendente. Encontrou uma carta escrita à mão pelo ex-presidente dos Estados Unidos William McKinley, quando este era tenente da 23.ª Infantaria de Ohio.

“Parei de respirar por alguns segundos. Senti-me tão sortuda. Pensei que estivesse a sonhar e não acreditei no que segurava nas mãos. Acho que repeti ‘meu Deus’ seis vezes. Fiquei sem palavras, totalmente perplexa”, relatou a jovem a um jornal local.

A missiva, datada de 27 de junho de 1862, contém informações sobre os primeiros escravos que fugiram da Guerra Civil Americana e foi endereçada a Zophar D. Ramsdell, um abolicionista do Exército da União.

De acordo com Isabella, o seu supervisor também ficou surpreendido. “Ele não esperava que encontrássemos mais documentos importantes. Esta carta é a prova de que nem tudo foi descoberto.” Localizada perto do rio Ohio, acredita-se que a Ramsdell House tenha servido como uma das últimas paragens, antes dos escravos fugidos cruzarem o norte.