Nuno Rodrigues, o médico das mil tarefas

Nuno Rodrigues é secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos

Foi condecorado pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia e negociou diretamente com o ministro da Saúde a subida salarial dos médicos. É membro de uma confraria de enófilos.

Quando começou a ser preparada a sucessão de Roque da Cunha, histórico fundador do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), em 1979, e seu secretário-geral desde há 12 anos, o nome de Nuno Rodrigues para o cargo foi pensado pelos pares de forma praticamente unânime. Os resultados do congresso do SIM, realizado no último fim de semana, confirmaram o esperado: em 160 votantes, apenas três votaram embranco.

“É alguém com grande capacidade técnica e possuidor de um espírito verdadeiramente conciliador, que procura sempre acordos onde existe um problema”, define Roque da Cunha. Há seis anos no secretariado do SIM, Nuno Rodrigues demonstrou capacidades que convenceram os colegas, nomeadamente nas tensas e longas reuniões com o Governo. “Trabalha com grande afinco tudo o que sejam factos e números. Durante os processos negociais, sempre que se entrava nos detalhes relativos, por exemplo, às grelhas salariais dos médicos, era a ele que o ministro da Saúde [Manuel Pizarro] se dirigia diretamente”, recorda o antecessor.

Num trabalho de sapa, Nuno Rodrigues identificou prestações de serviços de médicos esparsas por hospitais e instituições e calculou quanto a tutela teria que atribuir globalmente na proposta final de aumentos de ordenados. “Foi graças ao Nuno que esse valor foi fixado em 200 milhões de euros. É muito rigoroso na capacidade analítica. Mas nunca faz gala do enorme trabalho a que se dá, é discreto e de uma lealdade inabalável”, reconhece Roque da Cunha.

Natural do Porto e com 41 anos, foi na cidade natal que completou o curso de Medicina, em 2006. Na universidade, além das boas notas, destacou-se na Associação de Estudantes, onde integrou o Departamento de Desporto, e ainda na Assembleia de Representantes, na qual deu nas vistas pela forma intensa como defendia os interesses dos alunos perante a direção da faculdade.

No internato que se seguiu ao curso, especializou-se em saúde pública, setor a que acedeu ao estatuto de especialista em 2013 e ao de consultor em 2022.

Casou, teve dois filhos e não parou de estudar. O ano passado completou a pós-graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto de Gestão e Administração Pública.

A vida de médico levou-o a deixar o Porto e a mudar-se para Torres Vedras, onde foi colocado na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste Sul, em 2014, responsável pelos cuidados de saúde primários, também, nos concelhos de Cadaval, Lourinhã, Mafra e Sobral de Monte Agraço.

Foi nessa ULS que a pandemia o surpreendeu e o fez destacar. Coordenou localmente o Programa Nacional de Vacinação com sucesso tal que a Câmara de Torres Vedras o condecorou com a Medalha Municipal de Grau Ouro. Só a 1 de janeiro último ficou exclusivamente alocado profissionalmente no concelho, onde passou a integrar a ULS da cidade, entretanto criada.

Hugo Cadavez, do secretariado regional do SIM Norte, aponta-o como “um defensor acérrimo do Serviço Nacional de Saúde” e, em particular, “das condições e dos direitos dos médicos”. Mais, é alguém que “sabe ler e interpretar como ninguém os dados novos que surgem pelo caminho e que tem grande capacidade para sugerir propostas”.

No último verão, o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos foi chamado a fazer parte da equipa exclusiva de clínicos responsáveis pelos cuidados médicos da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Os eventos de massas não lhe eram estranhos, integrara antes operações do género nos festivais de música Rock in Rio, Boom e Andanças, além de prestar assistência todos os anos no concorridíssimo Carnaval de Torres Vedras.

“Tem sempre o cuidado de ouvir todos os pontos de vista e junta a isso um insuperável espírito de amizade e de fidelidade à causa e às pessoas que o rodeiam”, considera a médica Maria João Tiago. “Nunca abdica do rigor científico na abordagem das situações, acrescentando-lhe humanidade”, sublinha.

Por entre tantos afazeres profissionais, Nuno Rodrigues não descura a sua grande paixão. Adora tudo o que tenha a ver com vinhos, inclusive prová-los e testá-los. Tão especialista se foi tornando que foi convidado a integrar a Confraria dos Enófilos da Bairrada, de que é orgulhoso membro.

Cargo: secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos
Nascimento: 27/08/1982 (41 anos)
Nacionalidade: Portuguesa (Porto)