Alexandra Lencastre: “Pareço a Mercedes Balsemão? Acho que vou andando”

Alexandra Lencastre está de regresso à SIC (Ilustração: Mafalda Neves)

Esta semana temos connosco Alexandra Lencastre, uma das mais recentes protagonistas da novela que tem sido a troca de gente famosa entre a SIC e a TVI. A Alexandra já tinha em tempos trocado de cara, agora trocou de canal. Qual das situações foi mais complicada?
Eu não troquei de cara.

Então não?! Fez aquela plástica. Na altura, até pensei: há quem mude de casa, a Alexandra resolveu mudar de cara. Eu compreendo que depois de ter feito de júri no “A tua cara não me é estranha” uma pessoa tenha vontade de fazer como os antigos criminosos nazis e mudar de identidade.
Sim, tem razão. Essa plástica foi complicada.

Uma plástica daquelas deve custar uma fortuna, nomeadamente nos gastos com documentos novos.
O mais chato foi com os meus cães, não me reconheciam e não me deixavam entrar em casa. Tive que os dar.

Eu fiquei preocupado, pensei que teria de passar a andar com uma plaquinha a dizer “Alexandra Lencastre” ao peito, se não ninguém sabia quem era e não lhe davam mesa de jeito nos restaurantes. Ou, se fizessem uma série sobre a Alexandra Lencastre, a nova Alexandre Lencastre nunca seria escolhida para o papel de Alexandra Lencastre.
Podemos mudar de tema?

Com certeza. Mas sabe que eu até pensei: é que está mesmo diferente. De frente, está parecida com a irmã. Se rodar, de perfil, parece a Mercedes Balsemão. Vai mudando. É como se tivessem metido a cara da Alexandra num caleidoscópio, vão rodando, aquilo vai fazendo caras diferentes e já não é possível recuperar o que havia no princípio.
Acho que vou andando.

Calma. Diga-me uma coisa: essa mudança para a SIC faz sentido?
Sim. Quero começar com programas novos, com cenários completamente diferentes, uma pedrada no charco no mercado português.

Mas na SIC vai ter muita concorrência. A Alexandra faz muito bem de vilã, mas eles na SIC já lá têm o Rui Santos e o José Gomes Ferreira, que são aterradores.
Como já disse, eu do meu coração posso dar tudo, eu quando trabalho sou um bom soldado, sou muito obediente, adoro ser dirigida e adoro desafios.

Ser obediente é muito importante para quem trabalha na SIC. Veja lá como bastou alguém estalar os dedos e nunca mais falaram nos Panama Papers.

Uma cara que não é estranha na SIC

Alexandra Lencastre está de regresso à SIC, onde irá trabalhar como atriz na ficção e onde também irá apresentar um programa. Depois de Ricardo Araújo Pereira, Alexandra Lencastre é a segunda figura da televisão a trocar, neste início de ano, a TVI pela estação do grupo Impresa.