Seis maneiras de reduzir o sal. Longe da vista, longe do coração

Texto de Sara Dias Oliveira

As doenças cardiovasculares continuam no topo da lista das principais causas de mortalidade em Portugal. A hipertensão arterial é um dos maiores fatores de risco para essas patologias e o sal tem a sua responsabilidade. A maioria dos diagnósticos de hipertensão está diretamente ligada aos estilos de vida atuais: excesso de peso e obesidade, consumo excessivo de sal, consumo de álcool e café, tabaco e sedentarismo. E convém não esquecer que 36% da população adulta portuguesa é hipertensa.

“Os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco que mais contribui para o número de anos de vida saudável perdidos pelos portugueses (15,8%), sendo que a ingestão excessiva de sal se afigura como o risco alimentar evitável que mais contribui para esta perda e, por consequência, a hipertensão arterial o segundo fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos”, refere à NM Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Um consumo adequado de sal, no contexto de uma alimentação saudável, ajuda a prevenir a hipertensão arterial e, por essa via, a doença cardiovascular. “Existe uma relação causal entre a ingestão de sal e a pressão arterial, na medida em que quanto maior for a ingestão de sal, maior será a pressão arterial.” A Organização Mundial da Saúde é taxativa nesta matéria e recomenda uma ingestão máxima de 5 gramas de sal por dia.

Alexandra Bento sublinha a importância de uma alimentação saudável e das escolhas mais equilibradas para quem é hipertenso, bem como a intervenção de um nutricionista para uma abordagem individualizada de forma melhorar os níveis de pressão arterial para valores considerados normais.

Pode parecer uma coisa sem importância, mas a leitura dos rótulos dos produtos alimentares faz diferença. Os ingredientes são apresentados por ordem decrescente, ou seja, explica, “os primeiros ingredientes são aqueles que estão presentes em maior quantidade.” Se o sal surgir entre os primeiros ingredientes é porque a sua presença é elevada. E é sempre possível substituir o sal por determinadas especiarias, ervas aromáticas, sumo de limão, vinagre e outras marinadas.