Tirar o melhor partido do perfume

Há formas de intensificar o perfume e de fazer com que ele perdure

Como tornar o aroma mais intenso, quais as fragrâncias que mais duram e as partes do corpo mais indicadas. Duas especialistas explicam-nos os cuidados a ter.

Entre as muitas tiradas famosas de Coco Chanel, a estilista francesa que foi considerada pela revista “Time” uma das cem pessoas mais influentes do século XX, há uma que reza assim: “Uma mulher que não usa perfume não tem futuro”. Sendo ela a responsável pelo lançamento de um dos perfumes mais icónicos de sempre (Chanel N.º 5), é de alguma forma suspeita. Mas quantos de nós (mulheres e homens, diga-se) abdicam hoje de um bom perfume? Ainda a propósito de Coco, lembremos outra dessas citações que se eternizou. “’Onde devo usar o perfume?’, perguntou uma jovem rapariga. ‘ Onde quiseres ser beijada’, respondi.” Erotismos à parte, há dicas que podem ajudar a prolongar o aroma de um dado perfume, sem que para isso tenhamos de despejar uma parte do conteúdo do frasco em cima de nós. E que também passam pelas zonas do corpo mais indicadas para aplicar as fragrâncias. Mas vamos por partes.

Começando pelas formas de intensificar o perfume e de fazer com que ele perdure. Mylene Thioux, perfumista da Equivalenza, enumera as regras de ouro. Desde logo, a hidratação da pele. “A pele seca tende a absorver o perfume mais rapidamente, enquanto a pele hidratada ajuda a manter o aroma por mais tempo.” Mas também as “camadas de fragrância”. “Utilizar produtos a condizer, como loções ou óleos corporais da mesma linha. Isso ajudará a construir camadas de aroma, prolongando a duração do perfume.” Há outras dicas importantes. Não esfregar é uma delas. “Pode quebrar as moléculas de fragrância e reduzir a sua duração”, avisa. Aplicar o perfume após o banho também ajuda. Isso e dirigir uns “puffs” às peças de roupa que temos vestidas. Uma base neutra é igualmente importante. E não sendo tão óbvio, guardar o perfume num local fresco e escuro é fundamental. “A luz e o calor podem decompor as moléculas, afetando a sua qualidade e durabilidade.” Verónica Pose, make-up artist e formadora da Sephora Iberia, acrescenta outros dois pontos. “Utilizar um perfume em óleo”, visto que normalmente a concentração é maior, e escolher fragrâncias “com maior concentração de essência de perfume”.

Fragrâncias e partes do corpo

A propósito, vale a pena recordar as fórmulas que têm maior concentração de fragrância, da menor para a maior. Verónica esclarece: “Eau fraiche, eau de cologne, cologne, eau de toillete, eau de parfum, parfum, elixir.” Lembra ainda que o perfume “é pele”, na medida em que, dependendo do pH da nossa pele, o perfume vai durar mais ou menos tempo e as notas de fragrância vão aparecer desta ou daquela forma. “Por isso, muitas vezes, sentimos um aroma que gostamos noutra pessoa, compramos e aplicamos, mas não ‘cheira’ ao mesmo. Isto é porque a nossa pele demonstra o perfume de formas diferentes.” E o mesmo se aplica em relação à “longevidade”. Sendo que a perceção da duração da fragrância vai também depender da família olfativa em causa (cítrica, chipre, oriental, floral, aromática ou amadeirada). Ainda a propósito das fragrâncias que mais duram, Mylene Thioux resume assim: “Geralmente, são as que contêm muitos ingredientes de base, que são os menos voláteis”. E dá um exemplo concreto: “Uma fragrância cítrica dura entre três e seis horas, enquanto uma oriental pode durar entre oito e doze”.

Quanto às partes do corpo mais indicadas para aplicar o perfume, entende que este deve ser colocado nos “pontos de pulso”, onde o calor corporal facilita a difusão. Sendo eles o pescoço, os pulsos, atrás das orelhas e nas dobras dos cotovelos. “Estas áreas tendem a ter uma temperatura ligeiramente mais alta, o que pode intensificar o aroma.” Verónica acrescenta que “também existem técnicas para perfumar, como a técnica da nuvem, onde se faz uma nuvem por cima de nós e deixamos a fragrância cair-nos em cima”. E que ainda existem “perfumes específicos para o cabelo, normalmente sem álcool”. Deixa ainda um último conselho: “No momento de aplicar a fragrância, evitar o contacto com as joias, já que podem ficar danificadas”.