Greta Thunberg: “O Bolsonaro é uma criança grande”

Ilustração: Mafalda Neves

Esta semana, nas entrevistas que nunca fiz, a nossa convidada é Greta Thunberg, a jovem de 16 anos, a ativista ambiental sueca que acabou de ser considerada a personalidade do ano pela revista “Time”. Olá, Greta. Normalmente, os adolescentes têm um condão especial para irritar os adultos, mas no seu caso acho que tem conseguido bater todos os recordes.
Os adultos não gostam muito que lhes digam as verdades na cara. Especialmente os políticos.

Imagino que se fosse filha do Trump mal começasse a falar sobre as alterações climáticas ia logo de castigo para o quarto sem comer a sobremesa. Já o imagino a dizer: “Tantos pais com filhos metidos na droga e a minha tinha logo que se meter nisto das alterações climáticas, que raio de azar o meu”.
O Trump não está preocupado com as alterações climáticas porque ele já não vai cá estar para ver.

Acho que, em termos de clima, a única coisa que chateia o Trump é o vento porque ele tem aquele cabelo que parece um dente-de-leão, e fica com metade da careca à mostra. Além do mais, ele aprecia plástico, basta olhar para a mulher. Já agora, que meio de transporte é que usou para vir até esta entrevista?
Vim de asa-delta.

Bem. As pessoas estão sempre muito preocupadas em saber como é que se desloca. É uma coisa que me faz alguma impressão. Eu acho que a maioria só ficava satisfeita se a Greta fosse a levitar de país para país. É incrível que inventam tudo para embirrar consigo. Até o Bolsonaro lhe chamou pirralha.
O Bolsonaro é uma criança grande.

Mas é preciso ter cuidado porque, desde que ele é presidente do Brasil, a polícia já alvejou vários pirralhos. Eu gostava de ter o efeito que a Greta causa em muitos políticos. Por cá, até o deputado Nuno Melo, que é conhecido como o que mais se balda às reuniões em Bruxelas e Estrasburgo, estava chateado por a Greta faltar às aulas.
Normalmente, isso são pessoas que queriam que eu fosse às aulas aprender que a Terra é plana e que o homem e os dinossauros em tempos partilharam a Terra. Andavam com um T-Rex pela trela.

É impressionante. Tantos adultos que dizem que a miúda Greta é parva e logo a seguir fazem um trocadilho com o seu nome. Eu imagino a azia com que ficaram todas essas pessoas quando a viram na capa da “Time” como personalidade do ano. Devem ter pensado – “Ao menos que o papel de que é feito a “Time” não seja reciclável!”.

Guerreira Adolescente

Greta Thunberg foi escolhida como Personalidade do Ano pela revista “Time”. A ativista sueca ficou conhecida por ter iniciado um movimento global de combate às alterações climáticas. Ainda em 2018, a jovem, de 16 anos, faltou às aulas para acampar em frente do Parlamento sueco, segurando uma placa onde se lia “Greve escolar pelo clima”. Nos 16 meses seguintes, falou com chefes de Estado na ONU, reuniu-se com o Papa e mobilizou milhões de pessoas. No início do mês, esteve em Lisboa, após atravessar o Atlântico em catamarã, a caminho de Madrid, onde participou na Marcha pelo Clima.