Zona, um vírus adormecido que pode despertar

A zona manifesta-se como uma erupção vesicular da pele

O "Consultório Médico" desta semana, por Paulo Lima Pereira.

A zona é uma doença prevenível?
Ricardo Valente

O Herpes Zoster (HZ), vulgarmente conhecido por zona, é uma doença frequente (pode afetar uma em cada três pessoas) e resulta da reativação do vírus Varicella Zoster (VZ). A infeção por este vírus ocorre habitualmente na infância, provocando a conhecida varicela, que afeta cerca de 95% das crianças. Depois de um episódio de varicela, o vírus permanece “adormecido” no nosso sistema nervoso, podendo ser reativado em determinadas circunstâncias, como, por exemplo, alterações do nosso estado imunitário (com o avançar da idade, o sistema imunológico enfraquece – imunossenescência) e na presença de diabetes, doença renal crónica, doenças respiratórias (como a doença pulmonar obstrutiva crónica e a asma) ou de doenças autoimunes.

A zona manifesta-se como uma erupção vesicular da pele, unilateral (ou seja, desenvolve-se num dos lados do corpo, tipicamente no tronco ou no rosto), associada a uma dor aguda (que pode ser tão intensa que o doente refere como “insuportável”).

É comum (sobretudo nos idosos) surgir uma das principais complicações do HZ – a nevralgia pós-herpética (NPH), caracterizada por dor intensa e debilitante, mesmo após o desaparecimento das lesões cutâneas. Nalguns casos, esta NPH pode durar meses ou até anos, tendo um inegável impacto negativo na qualidade de vida das pessoas.

O tratamento do HZ e das suas complicações é muitas vezes ineficiente, sendo a vacinação a melhor estratégia para prevenir o HZ e a NPH. Em Portugal, estão comercializadas duas vacinas (apenas uma é comparticipada), sendo que a vacina contra o HZ ainda não integra o Plano Nacional de Vacinação (PNV), situação que, na minha modesta opinião, urge corrigir, nomeadamente para os grupos de risco que dela mais podem beneficiar.

Os peritos recomendam a vacinação para os adultos com idade igual ou superior a 50 anos e para os adultos com idade entre os 18 e os 49 anos que apresentem elevado risco de HZ (pessoas com doenças crónicas ou depressão do sistema imunológico).

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].