Fátima Galante: “Dava-me jeito se pudesse recorrer para o meu ex-marido”

Ilustração: Mafalda Neves

A nossa convidada desta semana, nas entrevistas que nunca fiz, é a juíza Fátima Galante, ex-mulher do juiz Rui Rangel.
Já não somos.

Já não são ex?
Não, já não somos juízes. Eu fui sancionada com aposentação compulsiva e o meu ex-marido foi demitido.

Mas que grande chatice. Eu gostava tanto de imaginar como seria um casal de juízes no dia a dia. Por exemplo, quando iam à marisqueira, imaginava os dois a ver quem martelava mais a sapateira. O seu ex-marido deve estar muito triste com a demissão.
Um bocadinho, mas se fosse de sócio do Benfica era pior.

Mas assim de um dia para o outro deixar de ser juiz deve ser chato. Nunca mais ninguém lhe chama meritíssimo. Não poder andar com a beca de juiz.
Ele lá em casa dele ainda veste, mas é para brincadeiras marotas.

Mas assim, de repente, um ser demitido e o outro aposentado compulsivamente, deve ser chato.
Eu ainda fico a receber a pensão de reforma. Mas é uma infâmia o que nos fizeram, não se pode confiar na Justiça deste país.

Pois, realmente, olhando para o vosso caso, eu diria que sim. A senhora e o seu marido são arguidos no processo-crime Operação Lex, que investiga suspeitas de corrupção/recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal, até parecem a Bonnie and Clyde da magistratura.
Eu ainda posso recorrer, mas dava-me jeito se pudesse recorrer para o meu ex-marido.

Segundo me recordo, a Operação Lex investiga uma teia de corrupção e tráfico de influências que envolve Rui Rangel, a senhora e mais duas ex-mulheres ou companheiras de Rangel. Já não via ninguém que se desse tão bem com as ex-mulheres desde o Sócrates. Eu mal falo com a minha ex e vocês dão-se todas bem. Isso no Natal deve ser uma confusão.
Era bom para todas.

Pois, eu imagino que uma pessoa com tantas ex tenha mesmo que sacar umas massas por fora. E agora o que é que o seu ex vai fazer?
Eu acho que ele ou vai para a presidência da Fundação Benfica ou para a presidência da universidade criada pelo Benfica no Seixal. Ou para as duas. Pelo menos era o que o Luís Filipe Vieira lhe tinha prometido.

Ele também tinha prometido que o Rui Vitória ia ficar e foi o que se viu. Cheira-me que o seu ex ainda vai acabar a treinar os juniores.

 

Juízes fora de jogo

O Conselho Superior da Magistratura aplicou à juíza Fátima Galante a pena de aposentação compulsiva, devido ao envolvimento na Operação Lex. No mesmo processo criminal, o juiz Rui Rangel, ex-marido de Fátima Galante, foi demitido da magistratura.

Os dois anunciaram que irão recorrer das decisões para o Supremo Tribunal de Justiça. Fátima Galante e Rui Rangel são dois dos arguidos neste caso, que envolve, entre outros, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente das águias Fernando Tavares e ainda João Rodrigues, advogado e ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.