A alemã que é capaz de tudo para desafiar a ciência

Texto de Pedro Emanuel Santos

Chama-se Martina Big. Ou melhor, Malaika Kubwa. Não, não há aqui qualquer troca de identidades. Esta alemã de 30 anos nasceu Martina (branquíssima de pele) e há um ano alterou o nome para Malaika, que significa anjo em suáli, uma das línguas oficiais no Quénia, na Tanzânia e no Uganda.

Ora, Martina (ou Malaika), que já era conhecida por, alegadamente, possuir os maiores seios da Europa, feito conseguido após 23 implantes de silicone, tornou-se agora notícia por outro facto bizarro: quer ser negra. E caminha a passos largos para isso: depois de múltiplas injeções com um composto sintético de melanina tomadas durante dois anos, a sua pele começou a escurecer a olhos vistos.

No entanto, Martina (que também pode ser Malaika) quer mais e acredita que pode ir além do que todos os códigos genéticos do corpo humano permitem. Em declarações ao “This Morning”, programa matinal da cadeia de televisão britânica ITV, garantiu convictamente que poderá conceber naturalmente filhos negros gerados com o marido, Michael Eurwen, também ele branco em processo acelerado de escurecimento da alvíssima tez.

As declarações de Martina (agora Malaika) causaram alvoroço no estúdio. Holly Willoughby, uma das apresentadoras do “This Morning”, questionou-a várias vezes se “já tinha consultado um médico sobre tal possibilidade.” Ao que Martina (a tal que também é Malaika) respondeu, com toda a naturalidade que “sim, que já tinha obtido tal confirmação clínica.” Holly ainda foi tentando dizer-lhe que “biologicamente tal é impossível”. Mas a alemã, convicta, asseverou que o futuro filho “será uma mistura” entre ela e o marido, “de certeza que terá a pele negra, mais clara ou mais escura.”

Foi nessa altura que Holly Willoughby, indignada com o caráter despropositado das convicções de Martina (que prefere ser Malaika), decidiu acabar abruptamente com a entrevista, antes que o disparate fosse mais alimentado ainda. E romper com tamanho discurso non-sense.

A polémica continuou no Twitter e o tema Martina (também Malaika) tem sido dos mais alimentados nesta e noutras redes sociais. Tudo por causa de um sonho que parece ultrapassar todos os limites da racionalidade.