Excesso de Photoshop? Críticas levam a modelo Gigi Hadid a pedir desculpa

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia DR

Gigi Hadid é capa da revista Vogue Itália de maio e tem sido alvo de vários comentários nas redes sociais. No entanto, desta vez, não são pelos melhores motivos. A modelo da Victoria’s Secret surge numa fotografia bastante bronzeada devido à maquilhagem e tem sido bastante criticada.

Depois da fotografia, captada por Steven Klein, ser publicada, os fãs de Hadid indignaram-se, afirmando que a modelo está «completamente irreconhecível». Mais tarde, foi Gigi que decidiu explicar o que aconteceu na sessão fotográfica.

Gigi Hadid explicou ainda que não tem qualquer controlo sobre a criação artística da produção e pediu desculpa a todos os que se sentiram ofendidos.

Através da sua conta de Twitter, a modelo de 23 anos explicou que esta é uma técnica utilizada há muitos anos pelo fotógrafo mas que não queria que a imagem ofendesse ninguém. «O bronze e o photoshop é um estilo que S. Klein [fotógrafo] tem mantido há muitos anos e acredito que era isso que se esperava da sessão (mostrar-me num ângulo criativo diferente). Mas, embora perceba quais eram as intenções da Vogue Itália, não foi bem feito e as críticas que surgiram foram válidas», escreveu a manequim.

Gigi Hadid explicou ainda que não tem qualquer controlo sobre a criação artística da produção e pediu desculpa a todos os que se sentiram ofendidos, acrescentando que nunca foi sua intenção «roubar a oportunidade a ninguém».

Também a Vogue Itália sentiu necessidade de esclarecer o assunto. «Na nossa última sessão de fotos com o Steven Klein [fotógrafo], a intenção era criar uma história sob o tema moda praia com um efeito bronzeador. Entendemos que o resultado causou algum debate entre os leitores e pedimos as mais sinceras desculpas se causámos alguma ofensa», pode ler-se num comunicado publicado na página oficial de Instagram da Vogue.

View this post on Instagram

Throughout its history, Vogue Italia has respected and encouraged the creative viewpoints of commissioned photographers. In our latest cover shoot by Steven Klein, the vision was to create a beachwear-themed story with a stylized bronzing effect. We understand that the result has caused some debate with our readers, and we sincerely apologize if we have caused any offence.

A post shared by Vogue Italia (@vogueitalia) on

Esta não é a primeira vez que a revista se vê envolta numa polémica relacionada com o excesso de utilização do photoshop.

Em março de 2017, também numa capa com Gigi Hadid, foi a modelo plus size Ashley Graham que deu nas vistas.

No centro da polémica estava o facto de Graham ser a única mulher com a mão sobre a perna e o facto da mão de Hadid parecer anormalmente mais longa, deixando a dúvida se teria havido uma redução da cintura da modelo plus size.

Em janeiro último, também uma capa da Vanity Fair foi alvo de várias críticas. Numa edição especial da revista norte-americana, por altura dos Óscares, com várias estrelas de cinema.

Na imagem captada por Annie Leibovitz, com celebridades como Nicole Kidman, Tom Hanks ou Harrison Ford, Oprah Winfrey apareceu com três mãos e Reese Witherspoon com uma perna a mais.