Água a mais, água a menos. O segredo da dose certa

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Tenho as folhas de algumas plantas com as pontas castanhas. O que estou a fazer de errado?
Pedro Ribeiro

Se pudesse apontar uma das maiores aflições de qualquer encarregado de educação de plantas seriam as demoníacas pontas castanhas!

As pontas castanhas podem aparecer por um ou vários dos seguintes sacrilé…, perdão, fatores:

– Falta de água. Se a planta não recebe água no momento exato em que precisa, as pontas das folhas são as primeiras a colapsar, já que é a zona mais distante do ponto de absorção.

– Água a mais. As pontas castanhas não só aparecem porque regamos as nossas plantas de menos, mas também pelo inverso. Acabei de deixar o leitor de mãos na cabeça, não foi?

Quando regamos em demasia corremos o risco de provocar o apodrecimento de algumas raízes o que torna a absorção de água uma tarefa hercúlea.

– Tipo de água. De certeza que já ouviu falar que o cloro presente na água “faz muito mal às nossas plantas”. Mas será mesmo assim? A quantidade de cloro presente na água da torneira é tão ínfima que dificilmente terá um impacto na sua planta. No entanto, a água contém sais, sais esses que com as regas vão ficando acumulados no substrato e através de osmose inversa podem provocar uma ligeira desidratação da planta, logo: pontas castanhas.

– Falta de humidade. No inverno temos os aquecedores que secam drasticamente o ar, no verão o ar condicionado. Quando a humidade relativa do ar é baixa, as nossas plantas transpiram a uma frequência maior. Esta perda de água em ritmo frenético pelas folhas é a principal causa das pontas castanhas.

– Demasiado fertilizante. Demasiado fertilizante significa três coisas: gasto desnecessário de recursos, gasto desnecessário de dinheiro, deposito excessivo de sais no substrato que, como vimos anteriormente, vai ajudar na “osmose inversa”.

Qual destes crimes anda a ser cometido aí por casa? Brincadeira! Pontas castanhas são completamente normais. Anormal seria termos plantas sem uma única “imperfeição”. A Natureza não funciona assim.

Mais um mistério desvendado no mundo Plantae. Até ao próximo consultório.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].