A cidade com mais gémeos do mundo

DR

Texto de Ana Sofia Reis

Existe uma cidade com apenas 6500 habitantes onde o número de gémeos é dez vezes superior ao normal. Nos últimos anos, 35% dos nascimentos foram múltiplos.

Cândido Godói, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, é a cidade onde nascem mais gémeos no mundo. “Tínhamos colegas da escola que também eram gémeos. Até estranhávamos quando não eram”, afirmou, à BBC, Luciane Gronitzgi, que tem, naturalmente, uma gémea, Lucia.

Diversos geneticistas têm feito entrevistas e recolhas de amostras de ADN para investigar o motivo. Paulo Lirio Gauthier, um historiador, refere que a origem da cidade é uma das hipóteses, uma vez que Cândido Godói foi colonizada por alemães com cerca de 20 famílias. Atualmente, é constituída por 80% de descendentes germânicos, 13% polacos e 7% de outras nacionalidades. “Sempre acreditamos que os alemães tinham uma carga genética muito elevada de nascimentos múltiplos”, conta Gauthier. No entanto, ter gémeos idênticos não é hereditário.

Há, ainda, quem diga que a curiosidade pode ter origem no facto de o médico nazi Josef Mengele ter estado na cidade nos anos 1960, sendo conhecido pelas experiências que fez com gémeos no campo de concentração de Aushwitz.

De dois em dois anos, é organizado um festival para todos os gémeos que nasceram lá.