O que fazer com aquele pão todo que sobra?

Fácil: é só cozinhá-lo. O pão é um dos principais alimentos da cozinha mediterrânica e faz parte da casa da maioria dos portugueses. Se tiver muitas sobras, cozinhe-o. Poupa dinheiro, combate o desperdício alimentar e prepara refeições deliciosas.

Receitas de Adriana Freire | Fotografias Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Bolo de pão com especiarias

INGREDIENTES: 300 g de pão (6 carcaças), 4 ovos, 100 g de açúcar, 6 dl de leite, 3 c. de sopa de manteiga, 4 c. de sopa de passas, 3 sementes de cardamomo, 3 cravinhos, 1 c. de café de gengibre em pó, 1 pau de canela

MODO DE PREPARAÇÃO: Leve o leite ao lume com as especiarias e deixe ferver por um minuto ou dois. Coe o leite e junte as passas e a manteiga. Bata os ovos com o açúcar e, com cuidado junte ao leite quente. Entretanto, unte com manteiga um recipiente próprio para ir ao forno. Disponha o pão cortado em pedaços e regue com o preparado anterior. Leve ao forno, previamente aquecido a 180o C até dourar. Pode usar papo seco ou outro tipo de pão, se necessário, acrescente um pouco mais de leite.

30 MINUTOS ECONÓMICO

Gratinado de brócolos

INGREDIENTES: 400 g de brócolos, 400 g de pão em fatias ½ l de leite, 200 g de queijo da Ilha ralado 3 ovos, manteiga, sal, pimenta. Pode substituir os brócolos por outro legume ou acrescentar fiambre ou sobras de carne

MODO DE PREPARAÇÃO: Unte bem com manteiga um recipiente de ir ao forno com, pelo menos, cinco centímetros de altura. Coloque uma camada de fatias de pão, por cima coloque uma camada de queijo brócolos e outra de queijo ralado. Cubra com outras quatro fatias de pão e repita a operação. Termine com as restantes fatias. À parte bata os ovos, misture com o leite e tempere com sal. Deite esta mistura por cima do pão e por cima, queijo ralado. Leve ao forno a 180o C por 40 minutos ou até o queijo ficar dourado. Acompanhe com uma salada a seu gosto.

4-6 PESSOAS I HORA ECONÓMICO

Açorda de bacalhau

INGREDIENTES: 4 fatias de pão alentejano (de véspera), 1 posta de bacalhau, 2 dentes de alho, 1 raminho de coentros, 2 colheres de sopa de azeite, 1 ovo, água, sal

MODO DE PREPARAÇÃO: Coza o bacalhau e o ovo, cobertos de água. Entretanto prepare o piso: pique grosseiramente os coentros, esmague o alho e coloque tudo num almofariz. Junte sal grosso, pise até obter uma pasta e misture com o azeite. Num recipiente fundo coloque o pão cortado em pedaços, à mão, mantendo a côdea. Junte o piso e vá acrescentando o caldo do bacalhau necessário, devendo este deve estar bem quente. Misture tudo muito bem. Coloque a açorda num prato de servir, por cima o bacalhau e meio ovo cozido e sirva de imediato. A açorda é a solução ideal para aproveitar restos de pão e pode ser feita juntando, gambas, espargos, poejos, tomate, grelos…

2 PESSOAS 20 MINUTOS ECONÓMICO

Croutons caseiros

INGREDIENTES: Sobras de pão, azeite, sal, tomilho ou orégãos secos
Corte o pão em cubinhos. Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha o pão e regue com um fio de azeite. Tempere com um pouco de sal e tomilho ou orégãos. Leve ao forno até tostar. Depois de arrefecer, coloque os croutons dentro de uma lata ou de um frasco que feche bem e vá usando, em sopas, pastas ou sempre que queira acrescentar algum crocante ao seu cozinhado. Também pode triturar e obter assim um pão ralado aromatizado.

2 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.