OPINIÃO

Um bom remédio

A cenoura faz os olhos bonitos e muito mais...

São muitas as virtudes da cenoura, mas a principal é a de ser rica em betacaroteno, que nos fornece a vitamina A. Faz bem ao fígado, à pele e aos olhos. Eis um legume bom e barato que pode ser usado nas mais diversas aplicações.

1. Creme de cenoura com gengibre
INGREDIENTES 1 kg de cenoura, 600 g de cebola, 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de gengibre, 1 l de água, sal

Pique a cebola, descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Nu­ma panela, coloque a cebola com o azeite e o gengibre ralado e dei­xe refogar. Assim que a cebola ficar mole, junte a cenoura e deixe estufar por uns minutos. Adicione a água e deixe ao lume até cozer bem a cenoura. Com a varinha mágica reduza a puré até obter um creme homogéneo. Se necessário, junte mais água. Se gostar mui­to de gengibre, acrescente mais um pouco. Sirva quente ou frio com um fio de azeite e decore com salsa ou cebolinho picados. Quando servir frio experimente acrescentar um pouco de sumo de laranja.

2. Bolo de cenoura
INGREDIENTES 200 g de cenoura, 180 g de açúcar, 3 ovos, 4 colhe­res de sopa de óleo de girassol, 200 g de farinha, 1 colher de chá de fermento, 1 laranja, 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ra­lado, 4 colheres de sopa de passas

PARA A COBERTURA E RECHEIO 1 embalagem de mascarpone ou2 dl de natas frescas, 4 colheres de sopa de açúcar, doce de cenou­ra (facultativo)

Rale as cenouras o mais fino possível. Bata muito bem os ovos com o açúcar e o óleo e misture com a cenoura ralada. Junte o sumo e a raspa da laranja, o gengibre ralado e misture a farinha peneirada com o fermento. Por fim, adicione as passas. Leve ao forno a 180ºC em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, até co­zer. Depois de frio, corte o bolo ao meio e recheie com doce de ce­noura ou/e mascarpone batido com o açúcar. Sirva simples ou cubra com o mascarpone ou as natas batidas com o açúcar. Tam­bém fica bom com uma calda de sumo de laranja (neste caso, não recheie).

3. Cenouras marroquinas
INGREDIENTES 500 g de cenouras, 0,5 dl de azeite, 4 dentes de alho, 1 colher de chá de pimentão doce, 1 colher de café de comi­nhos moídos, 1 limão, coentros frescos, sal

Lave e retire a pele às cenouras, corte-as às rodelas e leve a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas, mas ainda ri­jas, retire do lume e mergulhe-as de imediato em água gelada. Pique o alho e leve ao lume com o azeite, os cominhos e o pimentão doce. Logo que o azeite comece a ferver, junte as cenouras e deixe por um minuto, para que tomem o gosto das especiarias. Regue com sumo de limão a gosto e junte os coentros picados. Sirva à temperatura am­biente, de preferência no dia seguinte.

nm1194_receitas02

4. Salada fresca
INGREDIENTES 5 cenouras, 1 pepino, 3 colheres de sopa de passas, 50 g de amêndoa lascada torrada

PARA O MOLHO 3 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de ca­fé de gengibre fresco ralado, 1 colher de café de canela

Descasque e rale as cenouras. Descasque o pepino, corte-o ao meio, longitudinalmente e depois em fatias finas. Numa frigideira antiade­rente torre a amêndoa. Misture os ingredientes do molho e envolva com a cenoura e o pepino. Termine com a amêndoa torrada.

Adriana Freire
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens