O orgasmo não deve ser o principal objetivo do sexo

(Foto: AdobeStock)

O "Consultório de sexualidade" desta semana, por Mafalda Cruz.

Tenho sempre muita dificuldade em ter prazer quando tenho relações sexuais, e quando me estimulo é sempre muito fácil. Porque é que isto acontece?
Adriana Sousa

Antes de avançarmos, queria deixar claro que o orgasmo não deve ser o principal objetivo de uma relação sexual, pois há relações extremamente satisfatórias mesmo sem orgasmo. De acordo com um estudo recente, 92% das mulheres conseguem ter um orgasmo quando se estimulam, enquanto apenas 64% têm regularmente durante as relações sexuais com o parceiro.

Respondendo à questão da leitora: em primeiro lugar, pode estar demasiado preocupada com o tempo que demora a ficar excitada e a atingir o orgasmo. E isto impede-a de desfrutar do que está a acontecer. Depois, pode haver algum receio que o parceiro se canse ou fique aborrecido. É um medo muitas vezes sem fundamento. No entanto, se realmente existe essa preocupação, o melhor é conversarem abertamente sobre o assunto. Por outro lado, pode estar a ter uma estimulação sexual insuficiente ou inadequada. Por vezes, é só uma questão de tempo até as coisas se ajustarem. O principal é que saiba qual a forma mais eficaz de ser estimulada, e que o casal converse sobre estas questões para perceberem como dar mais prazer um ao outro. Poderá também ser o caso de estar preocupada em ferir os sentimentos do parceiro ao explicar-lhe o que é que ele deve fazer. Acredite que a maioria dos homens quer que a parceira tenha prazer com a relação sexual. Por isso, se em algum momento tiver que lhe dar indicações, que assim seja.

Em alguns casos, existe falta de outras formas de intimidade entre o casal. Por vezes, com a correria dos dias, o único tipo de intimidade que o casal tem é em forma de relação sexual e isso pode não estar a preencher totalmente as suas necessidades emocionais, dificultando a excitação. Por último, pode ter desenvolvido algum tipo de ansiedade antecipatória e dificuldade em relaxar. O cérebro é o nosso principal órgão sexual. Assim sendo, é bastante comum que este tipo de sentimentos dificultem o orgasmo.

Caso tenha uma dificuldade persistente em ter prazer e atingir o orgasmo, procure ajuda de um profissional de saúde. Não se esqueça que o mais importante numa relação sexual é conseguir desfrutar dela.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].