OPINIÃO

Nutella vegan

Esta Nutella vegan de trazer por casa é cremosa, nutritiva e facílima de preparar. O único risco é poder ficar viciado, de tão boa que é.
Nutella vegan

Ora aponte lá aquilo de que precisa para fazer a nossa Nutella vegan. Acredite que vale muito a pena ter este creme de avelãs sempre à mão.

INGREDIENTES:

3 chávenas de avelãs (cruas ou torradas)
3 colheres de sopa de cacau em pó ou 2/3 chávena de chocolate negro ou de leite derretido
1 pitadinha de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de adoçante a gosto (melaço de cana, xarope de agave ou outro da sua preferência)

COMO FAZER

Aqueça o forno a 180º C e leve as avelãs a dourar durante uns 10 a 12 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que queimem ou se peguem ao fundo. Coloque-as sobre um pano de cozinha e esfregue-as umas contra as outras as para largarem a maior parte das peles.

Deite as avelãs num processador ou liquidificador potente e triture cerca de um quarto de hora até obter uma pasta macia (quanto mais bater, mais cremosa ela vai ficar). Neste passo será necessário parar a máquina de vez em quando, para lhe dar algum descanso e ir empurrando para baixo os bocadinhos que se forem colando às laterais.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (se escolher o micro-ondas vá mexendo de 30 em 30 segundos para confirmar que não queima) e acrescente à pasta de avelãs, juntamente com a baunilha e a pitada de sal. (Caso use cacau em pó, proceda exatamente da mesma forma, exceto a parte de o derreter.) Bata mais um pouco para incorporar tudo.

Prove e corrija o sal e a baunilha, se necessário. Acrescente ainda 1 ou 2 colheres do adoçante da sua preferência, tendo em atenção que quanto mais utilizar, mais densa se torna a sua Nutella. Bata o suficiente para firmar e está pronta.

Em princípio a receita rende dois frascos, que deverá conservar em local fresco e seco. Acompanha lindamente com fruta, bolachas de água e sal, pão, tostas, panquecas, waffles ou qualquer outra coisa que lhe apeteça comer barrado com creme de avelãs e chocolate.