OPINIÃO

Jamie Oliver cozinha um risoto especial para si

O Jamie Oliver acaba de lançar em Portugal o seu último livro «Receitas Saudáveis para Toda a Família» e este risoto de abóbora & salsichas, chicória, tomilho & parmesão é uma delas. Ora, experimente.

a carregar vídeo

Um pouco de salsicha fará maravilhas nesta deliciosa receita. Adicionei também a doce abóbora-manteiga que nos fornece vitaminas A e C, necessárias para manter a nossa pele bonita e saudável.

RISOTO DE ABÓBORA & SALSICHAS, CHICÓRIA, TOMILHO & PARMESÃO

PARA 4 PESSOAS | 55 MINUTOS

INGREDIENTES
4 salsichas frescas
Azeite
1 colher de chá de sementes de funcho
½ colher de chá de malaguetas vermelhas secas esmagadas
½ abóbora-manteiga (600 g)
2 cebolas
1,2 litros de caldo de galinha ou de legumes
125 ml de vinho Chianti
300 g de arroz para risoto (arbóreo)
1 radicchio ou 2 chicórias roxas
300 g de requeijão
15 g de queijo Parmesão
2 pés de tomilho

Corte em rodelas finas as salsichas e coloque-as numa panela em lume médio com 1 colher de sopa de azeite, as sementes de funcho e as malaguetas secas. Deixe saltear enquanto corta a abóbora em cubos de 1 cm (deixando a casca e retirando as sementes) e descasca e pica as cebolas. Adicione estes legumes às salsichas e cozinhe durante 20 minutos com a panela semi-destapada, ou até a abóbora começar a desfazer-se e a caramelizar, mexendo com frequência. Deixe o caldo ferver lentamente num tacho em lume brando.

Desvie a abóbora para um dos lados e deite o Chianti. Deixe apurar para absorver todos os sabores presos ao fundo da panela. Junte o arroz e mexa durante 2 minutos e, em seguida, deite gradualmente o caldo, uma concha de cada vez, vá mexendo e espere que o caldo seja absorvido antes de adicionar a concha seguinte. Repita este procedimento, mexendo bem o arroz, para este perder o amido, durante 20 minutos, ou até estar cozido, mas sem perder a forma, garantindo que o risoto se mantém húmido.

Corte o radicchio ou as chicórias roxas em juliana fina e envolva-as com o requeijão no risoto; em seguida prove e retifique os temperos. Distribua pelos pratos e sirva com uma boa quantidade de queijo Parmesão ralado, espalhando algumas folhas de tomilho por cima.

CALORIAS 600 kcal GORDURA 15,6 g GORD SAT 5,1 g PROTEÍNAS 31,1 g HIDR CARB 79,6 g AÇÚCAR 12,2 g SAL 1,2 g FIBRA 3,9 g 2 PORÇÕES DE FRUTA & LEGUMES

Alternativa vegetariana
Para tornar esta receita vegetariana, pode simplesmente substituir as salsichas por uma lata de 400 g de feijão catarino e incorporá-lo no arroz.

Receitas_Familia_06374_3D