Trabalho da NM distinguido pelo júri do Prémio de Excelência Vicente Jorge Silva

"Quando a velhice é um quarto escuro", da autoria da jornalista Ana Tulha e do fotojornalista Pedro Correia, recebeu uma menção honrosa. "O braço armado do Chega", trabalho de investigação assinado por Miguel Carvalho e publicado na "Visão", foi o vencedor.

A reportagem “Quando a velhice é um quarto escuro”, publicada na “Notícias Magazine” em novembro de 2022, foi distinguida na terceira edição do Prémio de Excelência Vicente Jorge Silva (atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda [INCM], em parceria com o Clube de Jornalistas) com uma menção honrosa.

O júri, presidido por Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, e composto também por David Pontes, diretor do “Público”, João Vieira Pereira, diretor do “Expresso”, Francisco Belard, vice-presidente do Clube de Jornalistas, e Luísa Meireles, diretora de informação da Agência Lusa, considerou o trabalho, da autoria da jornalista Ana Tulha e do fotojornalista Pedro Correia, “um retrato vivo e chocante de um tema transversal à sociedade, cuja construção narrativa consegue mostrar a crueza da realidade, com rasgos de poesia”.

O vencedor da terceira edição foi o trabalho de investigação “o braço armado do Chega”, assinado pelo jornalista Miguel Carvalho e publicado na revista “Visão”, considerado pelo júri “um trabalho de investigação sério e rigoroso, exemplarmente bem estruturado, com uma atualidade e pertinência prementes e um lado precursor inequívoco”.

Foi ainda atribuída uma segunda menção honrosa ao trabalho de investigação “Pegada Digital”, assinado por Inês Rocha, na Rádio Renascença (online).

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva da INCM visa distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise e que contribuam para uma sociedade mais informada. Visa prestar homenagem a Vicente Jorge Silva, figura de destaque no jornalismo português das últimas décadas.