Sabores à volta do mundo

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Podemos todos fazer estas viagens de comida saudável.

Foram anos e anos a deambular pelo mundo inteiro em descobertas gastronómicas.

Daniela Ricardo, especialista em cozinha natural e macrobiótica, compilou uma série de receitas em Viagens de Comida Saudável, de países tão diferentes como Marrocos, Peru, Brasil, Índia ou Nepal.

VIETNAME
Pho é uma sopa vietnamita que leva massa de arroz (noodles, udon, aletria, etc.).

Pho
Ingredientes para o caldo: 2 pedaços de gengibre cortados em fatias grossas, 1 cebola grande cortada ao meio, 1 colher de café de sementes de erva‑doce (pode ser substituído por 2 anis estrelados), 2 paus de canela, 4 cravos-da-índia, 1 dente de alho, 6 grãos de pimenta, 1 molho de coentros, 2 colheres de sopa de geleia de arroz, 2 colheres de sopa de shoyu. Ingredientes para enriquecer a sopa: massa de arroz ou outra cozida al dente, rebentos de feijão-mungo ou outros, folhas de manjericão frescas (opcional), coentros frescos, cebolinho picado, 1 cenoura cortada em tiras finas, seitan cortado em tiras e frito, fatias de limão.

Numa panela grande, deite água, deixe ferver e reserve. Numa frigideira aquecida, coloque a cebola e o gengibre. Deixe tostar até o gengibre ter um tom acastanhado e depois deite‑os na panela com água quente. Na mesma frigideira, toste a canela, os cravos, as sementes de erva‑doce, a pimenta e o dente de alho esmagado. Coloque tudo na panela. Tostar as especiarias serve para soltar os óleos essenciais, levando o seu sabor para o caldo. Acrescente os coentros, a geleia de arroz e o shoyu. Deixe cozinhar lentamente durante 30 minutos.
Entretanto, tempere o seitan, corte-o em tiras finas, com um pouco de shoyu e uma gotas de limão. Unte uma frigideira com azeite e salteie o seitan. Coloque uma porção de massa cozida al dente no fundo de uma tigela. Adicione os rebentos, o seitan salteado, as aromáticas e a cenoura de maneira a que fique visualmente agradável. Deite o caldo quente sobre os ingredientes. Coloque a tigela sobre um prato de apoio e guarneça com uma fatia de limão. Sirva.
4 PESSOAS / 45 MIN. / MÉDIO

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MARROCOS
À sexta‑feira (e em dias festivos), o cuscuz tem lugar garantido na mesa das famílias marroquinas. Este prato pode ser usado como entrada ou acompanhamento de carne ou de peixe.

Cuscuz com frutos secos
Ingredientes: Azeite, 2 chávenas de cuscuz, 3 chávenas de água a ferver, 50 g de uvas passas brancas e pretas, 50 g de amêndoas (laminadas ou não), 50 g de nozes, 1 cebola, pimenta e sal marinho integral.

O cuscuz deve ser colocado com sal num recipiente onde vai juntar a água a ferver. Deve tapar de imediato e deixar hidratar cerca de 10 minutos. No final, junte duas colheres pequenas de azeite e vá mexendo com um garfo para ir ficando com o cuscuz solto. À parte, numa frigideira, junte um pouco de azeite e aloure a cebola cortada em pedacinhos. Acrescente o sal, a pimenta, os frutos secos (uvas passas, amêndoas, nozes). Junte a mistura de frutos secos ao cuscuz já hidratado e misture bem. Decore com salsa e está pronto a servir.
4 PESSOAS / 15 MIN. / MUITO FÁCIL

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TAILÂNDIA
Prato típico, bem tradicional e muito fácil de fazer.

Pad Thai
Ingredientes: 200 g de noodles de arroz, 100 g de tofu, 2 chávenas de chá de rebentos de feijão-mungo, 1 cenoura pequena, 3 dentes de alho, 2 cebolas pequenas picadas, cebolinho picado, 3 colheres de sopa de azeite, 1/3 chávena de amêndoa tostada, sem casca (inteira ou picada), coentros ou salsa q.b

Coza os noodles por quatro minutos. Escorra, junte azeite e reserve. Rale a cenoura, pique o alho e corte o tofu em pedaços pequenos. Numa frigideira antiaderente ou numa wok aqueça o azeite e adicione alho, cebola e tofu. Salteie até este começar a ficar dourado. Junte cenoura ralada e cebolinho e mexa. Junte os noodles cozidos e o molho e envolva bem. Acrescente as amêndoas e os rebentos e sirva decorado com salsa ou coentros picados. Molho: Num copo alto, coloque duas ameixas secas sem caroço, 100 ml de água, 2 colheres de sopa de geleia de arroz, 2 colheres de sopa de azeite e sumo de ½ lima ou limão. Triture tudo.
4 PESSOAS / 15 MIN. / FÁCIL

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BRASIL
Doce típico do Brasil, é uma autêntica bomba calórica, carregadinha de açúcar. Esta receita foi desenvolvida por Daniela e dos ingredientes originais apenas utiliza o cacau.

Brigadeiros
Ingredientes: ½ chávena de chá de nozes, ½ chávena de chá de ameixa seca sem caroço, 1 chávena de chá de cacau cru em pó, ½ chávena de chá de geleia de arroz, ½ colher de chá de baunilha em pó, ¼ colher de chá de sal marinho fino, ½ chávena de chá de amêndoas, ½ chávena de chá de pasta de amêndoas.

Triture as nozes, as amêndoas e as ameixas com a pasta de amêndoa até ter uma mistura homogénea. Adicione o cacau cru, a geleia, a baunilha e o sal. Misture bem. Forme pequenas bolas com as mãos. Envolva as bolas em coco ralado, cacau em pó ou amêndoa triturada. Coloque num recipiente fechado e leve ao frio até estar endurecido.
6 PESSOAS / 20 MIN. / FÁCIL

livro

VIAGENS DA COMIDA SAUDÁVEL
DANIELA RICARDO
ED. CHÁ DAS CINCO
Daniela Ricardo é especialista em cozinha natural, com base na filosofia macrobiótica. Para preparar este livro, visitou mercados na Tailândia, Nepal, Marrocos, Vietname, Brasil, Camboja, Peru e Índia.
16,90 EUROS