ECOntigo, o ponto de partida para uma viagem pela sustentabilidade

Plataforma online criada pela Zero e IPDJ, a partir de um Orçamento Participativo, permite calcular a pegada carbónica e apresenta desafios e projetos inspiradores.

A plataforma ECOntigo permite a quem quer iniciar o seu percurso pela sustentabilidade encontrar num só espaço informação simples e organizada para se focar nas soluções e mais facilmente mudar hábitos. Dá para calcular a pegada de carbono, tem desafios para estimular o envolvimento e um mapa com projetos que vão surgindo por todo o país e podem servir de inspiração.
Lançada em novembro pela associação ambientalista Zero e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, já registou 1678 visitas, levou 273 utilizadores a calcularam a sua pegada carbónica e 230 a completarem desafios.

A ideia é de Filipa Silva, uma jovem formada em Agronomia que, entretanto, se tornou colaboradora da Zero, e venceu um Orçamento Participativo Jovem em 2019. Dali até à sua concretização, foi um percurso difícil. “Eu estava nesta viagem da sustentabilidade, a pesquisar, ler, a mudar hábitos e a perceber como todos juntos podíamos ter um impacto mais forte. Fui-me deparando com várias plataformas, com diversa informação, e via em fóruns nas redes sociais as pessoas a levantarem as mesmas questões e a informação a perder-se, porque não ficava tudo registado”, lembra a jovem, que se deixou influenciar por documentários e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ambientalista foi assim idealizando uma plataforma que concentrasse tudo e fosse dinâmica, para ir crescendo com as pessoas conforme fossem surgindo novos projetos e informações.

Filipa Silva, agrónoma e colaboradora da Zero, venceu um Orçamento Participativo Jovem em 2019

Apesar de vencer o concurso, a pandemia de covid-19 e as dificuldades consecutivas em selecionar os parceiros adequados para executarem a plataforma, levou a que a sua criação efetiva se arrastasse. “Trabalhei muito para que o projeto fosse executado pelas pessoas certas”, sublinha Filipa Silva.

Desde novembro, é possível aceder ao site econtigo.pt e, através de uma calculadora da pegada ecológica, dimensionar o impacto das nossas ações. Também há desafios que foram criados para que os utilizadores possam reduzir o seu impacto no ambiente. Um mapa, em constante evolução, permite descobrir projetos sustentáveis por todo o país, servindo de inspiração. Quem quiser pode acrescentar outros projetos que conheça nas várias áreas da sustentabilidade.