Caldeirada de peixes exóticos

Notícias Magazine

Sabe fazer caldo de xaréu-azul com mandioca? O xaréu‑azul é um peixe comum em Cabo Verde que ainda é raro na nossa costa continental. Mas dentro de poucas décadas as espécies de águas quentes serão certamente mais vulgares e a receita poderá dar jeito. Um livro de receitas com peixes exóticos é o ponto de partida de uma das histórias do livro de banda desenhada Portugal 2055, que tem argumento do biólogo Bruno Pinto e desenhos de vários artistas. É uma obra de ficção que procura antecipar como será a vida à beira mal plantada daqui a 40 anos, condicionada pelas alterações climáticas, que se baseia em dados do projeto Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, coordenado pelo físico Filipe Duarte Santos.

Prevê‑se que o aquecimento seja maior na Europa do que a média global, e no Sul da Europa ainda maior. Portugal irá ser particularmente atingido. Não se sabe exatamente qual será o aumento médio da temperatura (que deverá ser mais pronunciado no verão) e do nível do mar ou como ficará a distribuição da precipitação ao longo do ano (esperam‑se maiores períodos de seca). Há vários cenários, que dependem das medidas que forem adotadas para reduzir as emissões de gases com efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Mesmo com essas medidas, uma parte do aquecimento já é inevitável.

Noutra história passada em Portugal 2055, o velho dono de um restaurante de praia desiste finalmente de lutar contra o avanço do mar e de exigir à câmara que continue a repor a areia que o mar leva. Persuadido pelos filhos, resolve reunir o que se salvou da última inundação e abrir outro estabelecimento em terra firme. Mais à frente conta‑se que os turistas passaram a ter de tomar precauções por causa da malária quando visitam o nosso país, e que a época alta no Algarve deixou de ser nos meses de verão, que se tornaram demasiado quentes. Descreve a épica batalha contra os fogos florestais e discute como se poderá resolver o problema da infiltração de água salgada nas zonas agrícolas próximas da costa.

Quanto mais a temperatura subir, maiores serão os problemas. Por isso é necessário reduzir as emissões de gases com efeito estufa. Mesmo assim haverá novidades na caldeirada, como a carta‑de‑olhos‑grandes ou o barbudo‑de‑dez‑barbas.

Periscópio

PORTUGAL 2055
Banda desenhada sobre alterações climáticas em Portugal, com prefácio de Filipe Duarte Santos. É uma edição do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que está à venda na loja do museu e no Centro Ciência Viva de Sintra, por 10 euros. Pode ser encomendada por email ([email protected]) ou descarregada gratuitamente em http://digital.museus.ul.pt/files/original/Portugal/Portugal2055.pdf.

A QUENTE E FRIO
De autoria das jornalistas Filomena Naves (DN) e Teresa Firmino (Público), este livro explica os possíveis impactes das alterações climáticas em Portugal. Publicado em 2009, não leva em conta os relatórios mais recentes, mas as ideias principais mantêm-se. «Lisboa quase em Rabat» é o título de um dos capítulos, que ilustra as mudanças que se anteveem na geografia climática. Fala de sardinhas, vinho, azeite, sol, mar, incêndios, seca e do anticiclone dos Açores. Edição Livros D’Hoje. Está em promoção (menos de 5 euros) em várias livrarias, como a Wook e a Fnac.

[Publicado originalmente na edição de 13 de dezembro de 2015]