Susana Romana

O Algarve e o Chega, a possibilidade de novas legislativas e a falta de professores de Português

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

A falta de professores de Português agravou-se 250% no último ano. Este é um dado preocupante, sobretudo num país que lê tão mal que nem sabe a diferença entre AD e ADN.

2

Há uma pessoa que teria ficado muito aliviada se o ADN tivesse chegado a eleger um deputado: o jornalista Carlos Daniel, que teria de levar com menos um maluco nos debates dos pequenos partidos.

3

A eleição de domingo ficou marcada por ter sido uma das eleições mais participadas da nossa democracia. Muito se celebrou terem ido mais pessoas às urnas, mas na prática foi como quando nos queixamos que vai pouca gente ver a bola ao estádio e de repente aquilo enche, mas com hooligans.

4

O Algarve tornou-se na primeira zona do país a ter o Chega como principal força política. Eu culpo os britânicos bêbados na Rua da Oura por deixarem os algarvios a pensar que não querem cá estrangeiros.

5

O mesmo Algarve que continua com um problema de seca, numa região que mal tem água assegurada para este ano. Se calhar foi isso que aconteceu no domingo: à falta de água, beberam bagaço.

6

Gonçalo da Câmara Pereira, o presidente do PPM (que faz parte da AD), admitiu não ver “mal nenhum em abrir ao Chega” as conversações. Resta saber se este é o Câmara Pereira a falar a sério ou se vai outra vez dizer que estava só a fazer um casting para os “Malucos do Riso”.

7

Enquanto tudo arde, o presidente da República vai calmamente recebendo os partidos eleitos para a AR a passo de caracol. Se calhar está a engonhar a ver se vem um meteorito contra a Terra, que era uma sorte assim não ter de resolver esta confusão.

8

Tudo indica que o próximo ano será difícil, provavelmente com novas legislativas. Mas pensem em quem vai de facto sofrer com isso na pele: os comentadores televisivos, que terão de pernoitar em sacos-cama no chão das redações e alimentar-se de Ruffles das máquinas de vending.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 17 de março – número 1660 – da “Notícias Magazine”]