Cinco aperitivos para desfrutar antes de uma refeição especial

(Foto: AdobeStock)

Do Douro à Ucrânia, passando por França e pela Bairrada.

O início do ano serviu de mote para este primeiro bloco de 2024. Simples ou bem acompanhados. Bons aperitivos. Boas provas.


Nemiroff Vodka de Luxe Honey & Pepper

Ucrânia
Nemiroff
Vodka
19,99 euros (70 cl)

A Nemiroff é um exemplo de resistência. A secular empresa da histórica cidade de Nemyriv, que só pontualmente suspendeu a produção devido ao atual conflito com a Rússia, continua a exportar as suas afamadas vodkas, sendo que uma percentagem das vendas contribui para ajudar famílias ucranianas afetadas pela guerra. A suavidade e as notas de mel e especiarias dão-lhe requinte. Único.


Lancers Sangria Branca

Portugal
José Maria da Fonseca
Sangria
3,99 euros

A José Maria da Fonseca insiste em lançar no mercado produtos diferenciadores. Depois da sangria tinta, apresenta a branca, plena de frescura e tropicalidade. Além dos indispensáveis gelo, casca de limão e/ou rodela de laranja, juntar-lhe algumas das frutas, bem maduras, que lhe marcam o aroma (ananás, maracujá, pêssego ou lima) é desfrutar do verão em qualquer época do ano.


Champagne Landragin & B. J. Barbier Brut Blanc de Noirs

França
Benoit-J. Barbier
Pinot Noir e Pinot Meunier
38,20 euros

Benoit-Joseph Barbier honra a tradição familiar de muitos e muitos anos e apresenta um champanhe de grande qualidade. Diretamente de Champagne (sub-região de Montagne de Reims), com quatro anos de estágio em garrafa, destaca-se pela bolha fina e persistente e por um sabor frutado com elegantes apontamentos abaunilhados. Encantador.


Quinta do Pessegueiro Porto White Leve Seco

Douro
Quinta do Pessegueiro
Viosinho e Rabigato
14,90 euros (50 cl)

Os amantes de um Porto como aperitivo têm neste White Leve Seco, do produtor de Ervedosa do Douro, uma excelente opção. Fresco e delicado, também encanta pela cor (palha), pelos aromas (laranja e toranja) e pela madeira (três anos em pipas antigas de castanho), bem integrada. Excelente relação qualidade-preço. Uma bela surpresa.


Caesar’s Gin by Mediterranean Spirit

Portugal
Mediterranean Spirit
Gin
40 euros (70 cl)

Rui César só pode estar feliz, pois este gin de rama de oliveira é uma excelente opção. O produtor da Bairrada aposta, ainda, em alguns botânicos, como cardamomo, raiz angélica e laranja, para conseguir o melhor resultado. Puro, com água tónica (acompanhada por lima e por folhas de hortelã batidas) ou em cocktails mais elaborados, o caminho está encontrado.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais.
As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto