Nesta empresa, há uma linha eco-friendly que ajuda a plantar árvores. Uma outra forma de ver o Mundo com os olhos postos na sustentabilidade.
Escolher as armações para os óculos pode ser também um gesto amigo do ambiente. A Óculos Para Todos tem uma gama de armações em acetato biodegradável a preços acessíveis. E por cada venda, planta uma árvore. A linha Eco-friendly, que chegou ao mercado há cerca de um ano, foi a “resposta” aos pedidos de alguns clientes e vai ao encontro das preocupações que a empresa já tinha, explica o CEO Alexandre Lopes, sublinhando que, à semelhança dos outros produtos, têm um preço acessível, para que ter um gesto ecológico não esteja dependente do poder de compra.
As armações são feitas à mão a partir de acetato vegetal biodegradável, incluindo na sua constituição uma “elevada percentagem de componentes de algodão e madeira”. Atualmente existem cerca de 30 modelos, com diferentes características e cores e com valores que variam entre os 39,99 euros e os 59,99 euros.
“Dá um contributo para a diminuição da pegada ecológica do setor da ótica em Portugal”, ao mesmo tempo que permite ao consumidor “ter uma opção por este tipo de produtos amigos do ambiente, atingindo todas as condições socioeconómicas”, sem abdicar da “qualidade e design”, aponta a empresa.
Eleita como um dos produtos do ano em 2023, esta linha de armações está ligada a outras ações que pretendem dar um contributo para a preservação do Planeta, já que, “por cada para de óculos vendido, plantamos uma árvore”, explica Alexandre Lopes, um ex-bancário, que abandonou o emprego para se dedicar a este negócio.
Através de uma parceria com a associação Plantar Uma Árvore, a Óculos Para Todos pretende concretizar em gestos a mensagem “teórica” que apregoa, refere a marca, destacando a importância de práticas sustentáveis que minimizem os impactos no Planeta e ajudem a “cuidá-lo”.
“A par de ações sustentáveis e diárias que praticamos desde sempre na nossa empresa, esta colaboração já contribuiu para a plantação de, aproximadamente, 100 árvores de cinco espécies diferentes, em zonas de forte desflorestação no nosso país, o equivalente a mais de 60 toneladas de CO2 emitidas novamente para a atmosfera”, frisa. A empresa também tem procurado eliminar ações nocivas para o ambiente, como o excesso de impressões em papel, e recicla lentes e armações.