Óculos graduados: de necessidade a acessório

(Foto: Pexels)

Com novos materiais, cores e formatos, vão acompanhando as tendências. Hoje, além de melhorarem os problemas de visão, são usados para complementar qualquer look.

A época em que se criavam apelidos negativos para quem usava óculos já vai longe. Agora, são verdadeiros acessórios de moda. “Existem até alguns que têm armações coloridas para trocar conforme o outfit”, realça o designer de moda bracarense Sérgio Silva. Há quem tenha de os usar por prescrição e quem goste deles para adicionar personalidade ao guarda-roupa. Por isso, vale a pena falar deles.

“Os clássicos voltaram este ano, tais como armações com clip-on, de metal fininho e cat-eye”, esclarece a optometrista Tânia Ribeiro, da Alberto Oculista. A grande novidade são os óculos geométricos, do retangular ao hexagonal. Têm hastes largas e massas grossas. Sérgio Silva dá o exemplo dos modelos da Loewe, uma das marcas com maior popularidade nos últimos tempos. Os clássicos que nunca saem de moda são a armação tartaruga e o formato aviador. Isto porque “há quem prefira uma armação mais discreta e elegante”, opina o designer.

Para encontrar a armação perfeita, o maior conselho é ter em atenção o formato de rosto, é o que nos diz o designer Sérgio Silva. Para Tânia Ribeiro, “os óculos são objetos muito pessoais” e “devem combinar perfeitamente com o portador”. Além do estilo pessoal, explica-nos a optometrista, a forma como encaixam no nosso rosto é importante para o conforto. “Não devemos sentir qualquer pressão atrás das orelhas ou sobre o nariz”. A armação deve estar posicionada na linha da sobrancelha e não ser muito mais larga do que o rosto.

A optometrista destaca “a variedade extraordinária de escolhas de cores, formas, tamanhos e tendências”. Quanto a conselhos de moda, o designer Sérgio recomenda “uma cor sóbria, mais elegante e que fica bem em qualquer ocasião”. No entanto, não nega que os óculos são um bom ponto para arriscar. “Quem for mais arrojado, deve optar por cor, é uma das últimas tendências”

A profissional sugere as armações VEA (Virtual Eyewear Assistance), o best-seller. Trata-se de um serviço personalizado que permite a aquisição de uma peça única e adaptada à fisionomia do rosto. Os óculos são fabricados exclusivamente de acordo com as medições biométricas e gostos de cada cliente. Quer seja como mero acessório ou por necessidade, mantenha-os numa cor e formato que reflita o seu estilo, para que sejam sempre uma mais-valia no seu look.

Carolina Herrera | 179 euros
Missoni | 199 euros
Marc Jacobs | 250 euros
Chiara Ferragni | 159 euros