O fenómeno rosa à boleia da Barbie

Hambúrgueres, bolas de Berlim, coleções de roupa, receitas. O filme da mais famosa boneca do Mundo abriu caminho para o negócio, também em Portugal. Há de tudo em cor-de-rosa (uma cor bem mais antiga do que se possa imaginar).

O filme sobre a famosa boneca da Mattel ainda nem sequer tinha estreado e Jeannette Soares já via o fenómeno Barbie por todo o lado. A ideia surgiu-lhe de repente. “Na véspera da estreia, pensei: porque não fazer o Barbie Burger? Os clientes são capazes de gostar”, conta. E o hambúrguer tinha tudo para dar certo: o filme “Barbie”, de Greta Gerwig, foi o mais visto em Portugal no fim de semana de estreia, com 189 709 espectadores e mais de 1,1 milhões de euros de bilheteira. Na verdade, todos os meses, o restaurante Bentos Beach Garden, na Praia da Barra, em Aveiro, lança um hambúrguer novo, sempre fora da caixa, mas, desta vez, havia uma onda para surfar. Depois de testar a receita num ápice, a dona quis lançar o Barbie Burger precisamente no dia 20 de julho, data da estreia do filme. É cor-de-rosa, pois claro. Como? É feito com pão brioche, carne de bovino, chutney de cebola roxa, picles. O segredo está no molho de queijo que leva por cima: cor-de-rosa, mas sem corante (“somos orgânicos”), e que ainda tem purpurina comestível.

Barbie Burger do Bentos Beach Garden, Aveiro

Desde o anúncio nas redes sociais, a procura agigantou-se. “Muitos clientes vêm de propósito por causa do Barbie, ligam para reservar, posso dizer que já representa um terço das vendas de todos os hambúrgueres, e temos cerca de 17.” Jeannette ainda convenceu o marido a construir uma caixa da Barbie em madeira em ponto grande para fotos à entrada do estabelecimento. Está o cenário montado. “As meninas chegam todas vestidas de rosa, tiram fotos. Era para ser um hambúrguer temporário no menu, mas ainda não o consigo tirar.”

Certo é que o cor-de-rosa está mesmo por todo o lado. Virou movimento cultural em jeito de afirmação do feminismo, uma das mensagens do filme. E Jeannette não foi a única a ver a oportunidade de negócio. Basta ver que lá fora a coisa já fervilhava. A indústria da moda não ia passar ao lado. Das marcas de luxo, como a Balmain, ao fast fashion, como a Zara que lançou uma coleção cápsula em parceria com a Mattel (em algumas lojas, nomeadamente no Centro Comercial Colombo, criou mesmo um espaço dedicado ao armário da Barbie), a febre continua viva semanas depois da estreia. Até para lá da roupa. A Microsoft lançou uma unidade exclusiva da Xbox inspirada na Barbie. Um vídeo do Pingo Doce com uma receita de uma massa cor-de-rosa tornou-se viral, a cor é o resultado das beterrabas usadas na confeção do molho que cobre o macarrão.

Xbox Series S da Barbie

Curiosamente, esta é uma cor bem mais antiga do que se possa imaginar. Um estudo realizado em 2018 sugeriu que foi a primeira cor da vida na Terra, aparecendo em rochas antigas sob o deserto do Saara. Pode parecer pouco natural, porque não faz parte do espetro de luz, como as cores do arco-íris, mas, segundo o “The Washington Post”, já deverá andar pelo Planeta há 1,1 mil milhões de anos. É uma cor comum na Natureza. Nomeadamente nas flores, devido a certas moléculas. E até nos animais, através dos carotenoides sintetizados nas microalgas que são consumidas ora por camarões, ora por flamingos.

Receita de massa rosa do Pingo Doce

Mas voltemos aos negócios em Portugal. E a uma bola de Berlim que ganhou escala. O recheio cor-de-rosa, de algodão doce, levou os clientes a batizá-la de bola da Barbie no imediato. O mais engraçado é que não foi pensado. “A VitBolinhas é uma das empresas do país com mais sabores e esta bola já estava pensada. Por coincidência foi lançada exatamente no dia de estreia do filme”, explica Vítor Neves, o proprietário. A brincadeira começou e o nome virou oficial. “Aquilo pegou e depois fizemos uma publicação nas redes sociais, que teve um impacto gigante.” Pessoas de longe a ir de propósito às praias de Setúbal só em busca da bola da Barbie. Uma chuva de encomendas para festas de aniversário. Com uma ressalva: a bola não tem corantes e o sabor é tal e qual o do algodão-doce, “e como tem uma mistura de morango, também faz lembrar o Perna de Pau”.

Bola da Barbie da VitBolinhas (praias da Serra da Arrábida e Tróia)

A VitBolinhas não tem espaço físico. Nesta altura só fazem eventos e vendem nas praias da serra da Arrábida e em Tróia. Fora da época balnear, Vítor faz vendas em lives do Facebook para todo o país, exceto ilhas, através de uma parceria com os CTT Expresso (no futuro há de ter uma rulote a percorrer Portugal). “Temos pedidos do Algarve, do Porto. E com isto a procura aumentou, sem dúvida. Não temos capacidade para responder a tanta gente nas redes sociais. Já vendemos centenas de bolas da Barbie.”