
Hambúrgueres, bolas de Berlim, coleções de roupa, receitas. O filme da mais famosa boneca do Mundo abriu caminho para o negócio, também em Portugal. Há de tudo em cor-de-rosa (uma cor bem mais antiga do que se possa imaginar).
O filme sobre a famosa boneca da Mattel ainda nem sequer tinha estreado e Jeannette Soares já via o fenómeno Barbie por todo o lado. A ideia surgiu-lhe de repente. “Na véspera da estreia, pensei: porque não fazer o Barbie Burger? Os clientes são capazes de gostar”, conta. E o hambúrguer tinha tudo para dar certo: o filme “Barbie”, de Greta Gerwig, foi o mais visto em Portugal no fim de semana de estreia, com 189 709 espectadores e mais de 1,1 milhões de euros de bilheteira. Na verdade, todos os meses, o restaurante Bentos Beach Garden, na Praia da Barra, em Aveiro, lança um hambúrguer novo, sempre fora da caixa, mas, desta vez, havia uma onda para surfar. Depois de testar a receita num ápice, a dona quis lançar o Barbie Burger precisamente no dia 20 de julho, data da estreia do filme. É cor-de-rosa, pois claro. Como? É feito com pão brioche, carne de bovino, chutney de cebola roxa, picles. O segredo está no molho de queijo que leva por cima: cor-de-rosa, mas sem corante (“somos orgânicos”), e que ainda tem purpurina comestível.

Desde o anúncio nas redes sociais, a procura agigantou-se. “Muitos clientes vêm de propósito por causa do Barbie, ligam para reservar, posso dizer que já representa um terço das vendas de todos os hambúrgueres, e temos cerca de 17.” Jeannette ainda convenceu o marido a construir uma caixa da Barbie em madeira em ponto grande para fotos à entrada do estabelecimento. Está o cenário montado. “As meninas chegam todas vestidas de rosa, tiram fotos. Era para ser um hambúrguer temporário no menu, mas ainda não o consigo tirar.”
Certo é que o cor-de-rosa está mesmo por todo o lado. Virou movimento cultural em jeito de afirmação do feminismo, uma das mensagens do filme. E Jeannette não foi a única a ver a oportunidade de negócio. Basta ver que lá fora a coisa já fervilhava. A indústria da moda não ia passar ao lado. Das marcas de luxo, como a Balmain, ao fast fashion, como a Zara que lançou uma coleção cápsula em parceria com a Mattel (em algumas lojas, nomeadamente no Centro Comercial Colombo, criou mesmo um espaço dedicado ao armário da Barbie), a febre continua viva semanas depois da estreia. Até para lá da roupa. A Microsoft lançou uma unidade exclusiva da Xbox inspirada na Barbie. Um vídeo do Pingo Doce com uma receita de uma massa cor-de-rosa tornou-se viral, a cor é o resultado das beterrabas usadas na confeção do molho que cobre o macarrão.

Curiosamente, esta é uma cor bem mais antiga do que se possa imaginar. Um estudo realizado em 2018 sugeriu que foi a primeira cor da vida na Terra, aparecendo em rochas antigas sob o deserto do Saara. Pode parecer pouco natural, porque não faz parte do espetro de luz, como as cores do arco-íris, mas, segundo o “The Washington Post”, já deverá andar pelo Planeta há 1,1 mil milhões de anos. É uma cor comum na Natureza. Nomeadamente nas flores, devido a certas moléculas. E até nos animais, através dos carotenoides sintetizados nas microalgas que são consumidas ora por camarões, ora por flamingos.

Mas voltemos aos negócios em Portugal. E a uma bola de Berlim que ganhou escala. O recheio cor-de-rosa, de algodão doce, levou os clientes a batizá-la de bola da Barbie no imediato. O mais engraçado é que não foi pensado. “A VitBolinhas é uma das empresas do país com mais sabores e esta bola já estava pensada. Por coincidência foi lançada exatamente no dia de estreia do filme”, explica Vítor Neves, o proprietário. A brincadeira começou e o nome virou oficial. “Aquilo pegou e depois fizemos uma publicação nas redes sociais, que teve um impacto gigante.” Pessoas de longe a ir de propósito às praias de Setúbal só em busca da bola da Barbie. Uma chuva de encomendas para festas de aniversário. Com uma ressalva: a bola não tem corantes e o sabor é tal e qual o do algodão-doce, “e como tem uma mistura de morango, também faz lembrar o Perna de Pau”.

A VitBolinhas não tem espaço físico. Nesta altura só fazem eventos e vendem nas praias da serra da Arrábida e em Tróia. Fora da época balnear, Vítor faz vendas em lives do Facebook para todo o país, exceto ilhas, através de uma parceria com os CTT Expresso (no futuro há de ter uma rulote a percorrer Portugal). “Temos pedidos do Algarve, do Porto. E com isto a procura aumentou, sem dúvida. Não temos capacidade para responder a tanta gente nas redes sociais. Já vendemos centenas de bolas da Barbie.”