Susana Romana

Moedas, Trump, a carta de Ventura ao Papa e Jesus a treinar o Neymar

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Portugal volta a ter seis universidades destacadas no ranking de Xangai, que classifica as mil melhores universidades de todo o Mundo. As mais bem classificadas são as universidades de Lisboa e do Porto, o que me deixa um pouco ralada com quem apregoa que andou na Universidade da Vida.

2

Nunca foi tão caro fazer turismo em Portugal. Dormir num hotel ou Alojamento Local custou mais 11,6% no primeiro semestre do ano. Curiosamente, a Euribor está a garantir que nunca foi tão caro dormir nas nossas próprias casas.

3

Neymar vai ser jogador do Al Hilal e passa a ser treinado por Jorge Jesus. Parece um daqueles filmes de comédia dos anos 1980, em que metem uma dupla composta por um velhote e um novato estouvado a trabalhar juntos. Nunca quis tanto ver um filme na Netflix como este.

4

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, pediu para que o seu nome não seja dado à ponte do rio Trancão, na sequência da polémica. Sem problema para a Câmara de Lisboa, já que Carlos Moedas está é cheio de vontade de dar o seu próprio nome a tudo, com o acrescento “Carlos Moedas – Futuro primeiro-ministro, Incha Montenegro”.

5

André Ventura escreveu uma carta ao Papa Francisco a pedir perdão por não ter estado com ele na Jornada Mundial da Juventude, aproveitando para criticar a Igreja Católica, que se comporta como um “partido de Esquerda”. Ventura só iria ter com o Papa se fosse para discutirem como podiam trazer de volta aquela coisa giríssima da Inquisição.

6

Madonna escolheu Lisboa para celebrar o aniversário do filho, Rocco, e o seu. Ficou hospedada no Hotel Pestana Palace e jantou com amigos em Alfama. Aposto que Moedas lhe ligou a perguntar se não queria usar o altar-palco para nada, já que tem de fingir que foi um bom investimento. Podem juntar lá uns amigos para sangria e bifinhos com cogumelos.

7

Os milionários em Portugal estão a aumentar. De acordo com dados do Global Wealth Report, são 31 mil novos milionários, um aumento de 23%. É fácil topá-los, são aqueles que no supermercado compram óleo e massa de marca e até arriscam uma sandes de panado num aeroporto.

8

Donald Trump está convicto de que vai ser ilibado da acusação de manipulação dos resultados eleitorais no Estado de Geórgia, tendo em conta uma investigação cujos resultados deverão ser conhecidos amanhã. É normal. Quando se anda pelo Mundo como se fosse um vilão da Marvel, acha-se sempre que se vai aparecer na sequela.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 20 de agosto – número 1630 – da “Notícias Magazine”]