Susana Romana

Marcelo, Moedas e o encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Marcelo Rebelo de Sousa também anda a passar por aquela popular onda de nostalgia do Revenge Of The 90s. Mais concretamente, anda saudoso do período 1996-99, em que foi líder da oposição, função que anda afincadamente a desempenhar agora.

2

Um dos exemplos desta semana foi o modo como o presidente demoliu as propostas do Governo para a habitação, chamando ao pacote de medidas “inoperacional, à partida e à chegada”. Começo a desconfiar que o plano de Marcelo era colocar o Palácio de Belém no Airbnb.

3

E por falar em medidas para a habitação: Carlos Moedas inaugurou com pompa uma residência oficial para estudantes no Campo Pequeno. Pequeno problema: o quarto mais barato custa 700 euros por mês. Os únicos portugueses que lá vão conseguir entrar são os entregadores da Telepizza.

4

No meio de toda a confusão, boas notícias na TAP: voltou aos lucros dois anos antes do previsto, registando mais de 65 milhões de lucros, o primeiro resultado positivo em cinco anos. Guardem pelo menos 64 milhões, que vão precisar quando a Christine Ourmières-Widener usar estes números para processar o Governo.

5

O Credit Suisse pode vir a custar 12 600 euros a cada suíço. Achei amoroso, porque assim os vários portugueses que moram na Suíça podem sentir-se mais em casa.

6

Também amoroso foi ver Xi Jinping e Vladimir Putin tão amigos na visita do primeiro a Moscovo. Como prova de afeto, Putin nem lhe pôs cianeto nem novichok na meia de leite nem nada.

7

Putin que tem um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional e pode ser detido se sair do país. Tem bom remédio: se invadir todos os países onde quiser ir, teoricamente já não conta como “sair da Rússia”. Cuidado, caso ele queira ir a Monte Gordo de férias.

8

Salário médio real dos trabalhadores com curso superior ainda está 134 euros abaixo do pré-troika, revelou o Banco de Portugal. É oficial: há cebolas a valer mais do que um licenciado em Sociologia.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 26 de março – número 1609 – da “Notícias Magazine”]